Fórum de Educação Superior de Crateús discute caminhos para desenvolver a região

27 de maio de 2013 - 14:02

alt 

Assinatura da escritura do terreno para construção do Campus da FAEC. Da esquerda para direita: vice-prefeito de Crateús, Mauro Soares; reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, e o empresário Fernando Cardoso Linhares

 

Foi realizado na sexta-feira, dia 24 de maio, o Fórum de Educação Superior de Crateús e Região, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Crateús, no Centro de Treinamento Dom Fragoso, onde funciona também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que reuniu dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IESs), do Crede 13, dos Secretários de Educação dos municípios vizinhos e alunos.

O Fórum foi aberto pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, que ressaltou a importância do evento: detectar as carências da educação superior na região e supri-las, a fim de atender as necessidades sociais, conforme a vocação das instituições. No caso da UECE, esta vocação é a formação de professores para a educação básica.

Para que isso aconteça é fundamental que haja “um planejamento de forma articulada entre as IESs localizadas na região”. Assim procedendo, evita-se a duplicidade de ofertas de cursos, previne-se o gasto público desnecessário e aumenta-se o leque de oferta de formação superior, o que ajuda sobremaneira a atender as necessidades sociais regionais e a desenvolver as vocações econômicas locais.

Em seguida foi destacada a importância dos cursos a distância para o atendimento daquelas demandas. No entanto, é necessário que o município tenha um polo articulador,credenciado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o que Crateús não dispõe ainda. A UECE, por exemplo, pela Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), oferece onze cursos de graduação, três de especialização e um mestrado profissional, nesta modalidade.

O reitor agradeceu “o espírito público e bairrista, característico do povo crateunse, de Fernando Cardoso Linhares”. O empresário doou um terreno de 20 hectares à UECE, na CE 187, na altura da entrada para o aeroporto, onde será construído o Campus da FAEC. Houve, então, a assinatura da escritura, já reconhecida em cartório, pelo empresário e pelo reitor.

O vice-prefeito de Crateús, Mauro Soares, representando o titular do Poder Executivo Municipal, Carlos Felipe, disse que aquele era um momento muito importante para Crateús, em virtude da proposta do Fórum se coadunar com o projeto de desenvolvimento da administração municipal: transformar Crateús em um centro universitário regional.

Leia mais:

CREDE 13 apresenta mapeamento da educação na região em Fórum da FAEC