Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Fortaleza

25 de novembro de 2011 - 16:35 #

 

 

A UECE, UFC e UNIFOR, com o apoio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde-SESA estão realizando nos dias 24 e 25 de Novembro, o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O evento acontece no Mareiro Hotel e conta com os coordenadores dos programas da área, convidados e um representante da CAPES.

 
O referido Fórum, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva-ABRASCO, foi criado com o objetivo de funcionar como instância de formulação de propostas para a pós-graduação Stricto Sensu e reflexão sobre a formação de pesquisadores, além de base concreta para a representação da área junto a CAPES.

Na pauta deste Fórum, realizado em Fortaleza, destacam-se a criação da área de avaliação “Nutrição”, a composição do CA “Saúde Coletiva” no CNPq, a apresentação dos trabalhos realizados pelos GTs de Revisão do Qualis Periódicos e do Qualis Livros, os subsídios ao CNPq, os informes da Comissão de Ciência e Tecnologia e o balanço do último biênio de atividades da atual gestão do Fórum.
 

O representante da CAPES, Jorge Iriart (UFBa), informou que a entidade pretende financiar duas publicações científicas de cada área de conhecimento. Os periódicos indicados para o apoio financeiro são a Revista Ciência & Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Revista de Saúde Pública (USP).

O encontro congrega 65 representantes dos cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva de todo o Brasil, com especial destaque para os Cursos de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública/Coletiva da UECE, da UFC e da UNIFOR, além do Doutorado em Saúde Coletiva, que constitui uma associação ampla das três universidades.