Fórum de Cara com a Linguagem recebe representantes indígenas

20 de dezembro de 2017 - 14:24

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu no último dia 11 de dezembro, durante a 14ª edição do Fórum de Cara com a Linguagem, os representantes das etnias indígenas Jenipapo-Kanindé (Aquiraz) e Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba), Cacique Pequena, mestra da Cultura Popular; Pajé João e Préa, e Cacique Kauã, Pajé Barbosa e professor Joaquim.

alt

No encontro foi discutido o tema “Linguagem, cultura indígena e resistência”. Cacique Pequena, que recebeu da Uece o título de Notório Saber da Cultura Popular, cumpre, com sua presença no evento, o objetivo do título de reconhecer a importância dos saberes populares para a construção do saber acadêmico.

alt

Durante o Fórum foram debatidas as línguas indígenas, as relações culturais e de identidade presentes na realidade dos indígenas do Ceará e as problemáticas sociais vivenciadas nos aldeamentos. Ao final, o Cacique Kauã entoou um canto indígena em Tupi e o Pajé Barbosa e a Cacique Pequena conduziram um Toré com a participação de todos os presentes.

alt

O Fórum foi promovido pela disciplina Projeto Especial V do Curso de Letras, que tem como tema “O que podemos saber sobre as línguas indígenas no Ceará: a contribuição da toponímia ameríndia na constituição dos territórios cearenses”. A disciplina é ministrada pelos professores Claudiana Alencar (Letras/PosLA), Patrícia Limaverde (Ciências Biológicas), Ticiane Nunes (PosLA), Nadja Pinheiro (PosLA) e Felipe Coelho (Filosofia), o que confirma o caráter transdisciplinar da proposta de pesquisa trabalhada durante o semestre 2017.2.