Formato diferenciado de disciplina para alunos do PROLIND

10 de julho de 2013 - 15:43

Depois da dança do toré, começa a aula da disciplina Educação Ambiental

Cento e vinte alunos de 14 etnias indígenas estão matriculados no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND), criado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2009. Depois de um período de interrupção, o curso voltou à normalidade. Ao longo desta semana, de 8 a 12 de julho, está sendo ministrada a disciplina Educação Ambiental, em período integral, para os estudantes, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

Segundo a coordenadora do curso, Ana Maria Bezerra de Almeida, professora do Centro de Educação (CED) da UECE, optou-se por este formato de aula por ser um assunto que envolve vários setores, cujos representantes também estão ministrando aulas da disciplina, que tem carga horária de 34 horas/aula, das 8h às 17h.

Um dos professores foi a representante do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, Maria José Colaço. Outro foi da Associação para o Desenvolvimento Local Produtizo (Adelco), que desenvolve um trabalho com os índios Tapeba, de Caucaia.

Os alunos estão alojados na UECE e fazem as refeições no Restaurante Universitário.

O objetivo da Licenciatura “é contribuir para a formação de professores índios do Estado do Ceará que atuam nas escolas indígenas”, ressaltou a coordenadora.

As escolas indígenas juntamente com as quilombolas e as do campo são chamadas escolas diferenciadas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

De acordo com a Secretaria, existem 37 escolas indígenas, localizadas em 15 municípios, com 5.974 alunos, ofertando da educação infantil ao ensino médio regular e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atuam nessas escolas 436 professores. Destes, 75 professores estão concluindo o curso de magistério indígena, em nível médio na modalidade normal, promovido pela Seduc.

Saiba mais:

Ritual do toré é dançado no hall da Reitoria antes das aulas de Educação Ambiental

UECE e lideranças indígenas negociam reinício do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena