Formandos da Faculdade de Itapipoca da UECE já estão empregados

13 de maio de 2009 - 14:16 #

Dos 26 formandos da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que colaram grau no último final de semana, 90% já estão no mercado de trabalho dos municípios da região Norte do Estado. A informação é do diretor da FACEDI, prof. Petrônio Souza, que explica que apesar da crise mundial, a área de educação do interior do Estado do Ceará em que se localiza a FACEDI, o comportamento do mercado de trabalho nessa linha é muito promissor. Acrescenta que o Estado necessita muito de bons professores e a Faculdade que dirige, ao longo de sua história vem formando excelentes profissionais.

Em Itapipoca, a 130 km de Fortaleza, a solenidade de Colação de Grau da FACEDI foi marcada pela alegria dos formandos, como  informa a chefe da Coordenação Pedagógica daquela faculdade, Rita Alencar. Segundo Rita, a maioria desses 90%, que está no mercado, ensina nas escolas públicas estaduais e municipais da região, e alguns já são até Coordenadores de Ensino. Dessa forma, justifica-se a grande alegria dos novos concludentes dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Química. Do total de formandos, dois são de cursos de Fortaleza, sendo um da Faculdade de Veterinária e outro do curso de Geografia da UECE.

A solenidade de formatura da FACEDI foi realizada na última quinta-feira (07/05), e constou de missa em Ação de Graças, celebrada na Igreja de São Francisco pelo Bispo Emérito de Itapipoca, Dom Benedito Francisco de Albuquerque, seguida da Colação de Grau, no auditório da Faculdade. Para comemorar a nova formatura, os concludentes promoveram um baile no Clube Social Imperatriz de Itapipoca.

A Colação de Grau foi aberta pelo diretor da FACEDI, prof. Petrônio Souza, passando, em seguida, a palavra ao Reitor da UECE, Assis Araripe, para presidir a solenidade. Em seu discurso, o Reitor disse da satisfação de estar entregando à sociedade mais uma turma de excelentes profissionais e a prova dessa eficiência é que 90% desses concludentes já estão no mercado de trabalho. De acordo com a cerimonialista da UECE, Fátima Oliveira, 500 pessoas compareceram a solenidade de Outorga de Grau. Entre os presentes o Prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso, Pró-Reitores, Diretores de Centros e Faculdades, autoridades da região, familiares dos concludentes, entre outros.

Segundo o diretor da FACEDI, Professor Petrônio Souza, desde que foi criada em 1983, a Faculdade forma semestralmente novas turmas, chegando hoje, com mais 700 profissionais, absorvidos pela demanda local e de outros municípios como: Irauçuba, Itapagé, Uruburetama, Umirim, Tururú, Itarema, Amontada e Miraíma. Atualmente a FACEDI conta 640 alunos matriculados em seus cursos.