Formados na Uece mais 79 estudantes de História, Ciências Sociais e Filosofia

6 de fevereiro de 2018 - 17:50

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última sexta-feira (02/02), solenidade de Colação de Grau para 79 concludentes dos cursos de História, Ciências Sociais e Filosofia, do Centro de Humanidades (CH), e para três formandos dos cursos de Geografia, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento aconteceu às 15h, no Auditório Central, Campus Itaperi.

alt

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. “A Colação de Grau é a festa mais importante que a universidade realiza. Estamos entregando hoje à sociedade cearense, ao Brasil, mais de 70 novos profissionais graduados por esta instituição”, destacou o vice-reitor.

alt

Para o orador discente, concludente do curso de Filosofia, Fernando Aragão Reis, a trajetória na Uece foi muito feliz e mesmo com as dificuldades encontradas diante de sua deficiência visual, ele só teve a agradecer.

alt

“Não construímos a ‘nossa verdade’ que somos agora sozinhos. (…) encontramos apoiadores, bem como incentivadores que foram duros conosco muitas vezes, mas se eram exigentes é porque sabiam que podíamos mais. Eles fazem parte dos degraus que alcançamos diariamente na universidade. (…) Não poderíamos deixar também de agradecer a todos os professores , bem como à instituição (…). Fazemos parte da história dessa universidade assim como ela é parte de nossa história”.

alt

A mãe de Fernando, Severa Aragão, acompanhou o filho nesse momento marcante. “Foi um período de muita luta. Ele entrou na Uece em 2010.2 e daí pra cá foi muita luta. Mas hoje nós estamos aqui e as batalhas foram vencidas. Agora a sensação é de muita felicidade, porque não é fácil chegar aonde chegamos”, comemora.

alt

O orador docente, professor do curso de História, Francisco Artur Pinheiro Alves, falou do crescimento do Centro de Humanidades, ressaltando que os concludentes, assim como outras pessoas que por ali passaram, deixaram suas contribuições nessa história de evolução. “Graças também a vocês que, agora, com muita alegria e depois de muitas dificuldades, muito esforço, muito estudo, superaram todos os obstáculos e estão aqui para receberem do estado, o reconhecimento deste esforço, na forma de graduados”.

alt

Ao chegar o momento mais esperado da solenidade, os concludentes fizeram o juramento e receberam do vice-reitor, o grau a eles inerente.

alt

Ao reforçar o discurso de agradecimento de Fernando Aragão, o presidente da cerimônia lembrou que essa é uma história de superação e conquista não apenas dos concludentes. “É um orgulho também familiar, por que essa não é uma vitória do ‘eu’, é uma vitória de todos aqueles que colaboraram fortemente para que vocês conseguissem chegar nesse primeiro degrau da formação superir, que é a graduação”, destaca Hidelbrando Soares.

Ainda de acordo com o vice-reitor, esse é um orgulho também institucional. “É um momento de muita satisfação e também de muito orgulho entregar para a sociedade profissionais dos quais temos convicção da qualidade de sua formação”, finaliza Hidelbrando.

alt

Entre os concludentes, colava grau a formanda do curso de Filosofia e servidora terceirizada da Uece, Valéria Maria Raulino de Almeida Marinho. A secretária da Diretoria do CH estava na solenidade acompanhada de sua família. “Sinto-me vencedora e esperava por este momento há 30 anos. Minha primeira graduação aos 57 anos! Sacrifiquei meu lazer com minha família, mãe, irmãos, filhos, genros, noras e meus seis queridos e amados netos”.

alt

Para abrilhantar a tarde, o Duo de Flauta e Violão, formado pelos alunos do curso de Música da Uece, Ailton Santana e Lucas Araújo, apresentaram os números “Chorinho pro Miudinho”, de Dominguinhos; “Choro Negro”, de Paulinho da Viola e Fernando Costa; e “Wave”, de Tom Jobim.

alt

Estiveram também presentes o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; a coordenadora da Célula de Gestão do Sistema Acadêmico, Cristiane Sampaio Forte, representando o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Souza; a diretora do CH, Adriana Barros; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante; o coordenador do curso de Ciências Sociais, Gerson Augusto Junior; e os vice-coordenadores dos cursos de História e Filosofia, Allyson Viana e Eduardo Braga, respectivamente.