Formado primeiro mestre em Educação a partir de parceria entre Uece e SME

11 de outubro de 2021 - 15:51

A primeira dissertação de mestrado do projeto de pesquisa “Observatório da Rede Municipal de Educação: pesquisas em políticas educacionais”, fruto de parceria celebrada entre a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi defendida nesta segunda-feira, 11 de outubro.

O convênio entre SME e Uece tem como objetivo desenvolver pesquisas junto à rede municipal de ensino de Fortaleza, contribuindo para a qualificação de mestres e doutores. Uma das primeiras ações realizadas a partir da parceria foi a seleção especial para os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Linguística Aplicada (PosLA). Foram oferecidas 12 vagas para cada Programa, sendo oito para o Mestrado e quatro para o Doutorado, oferecidas para servidores efetivos pertencentes ao Grupo Ocupacional do Magistério ou ao Grupo Ocupacional Tático do Ambiente Educação.

Keifer Fortunatti, agora mestre em Educação pelo PPGE/Uece, trabalhou no subprojeto “Experiências de tempo integral” e sua dissertação intitulada “As condições de oferta e permanência em duas escolas de tempo integral da rede municipal de Fortaleza-CE” procurou investigar as condições de oferta e permanência em duas escolas municipais de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza situadas em bairros com maior e menor IDH-B e com estruturas arquitetônicas diferentes e sua repercussão nos resultados de aprendizagem e na perspectiva de futuro de seus alunos.

Os achados da pesquisa revelaram que o modelo pedagógico e a extensão da carga horária são os principais diferenciais das escolas de tempo integral em relação às escolas de tempo parcial de Ensino Fundamental – Anos Finais. A extensão da carga-horária é vista como fundamental para a oferta de atividades pedagógicas diferenciadas e para a aproximação entre professor e aluno, possibilitando maiores oportunidades educativas e o estreitamento de vínculos afetivos. O modelo pedagógico também é considerado um importante pilar pela oferta das disciplinas da parte diversificada do currículo. Neste sentido, disciplinas como Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e Formação Cidadã são apontadas com destaque por fomentarem discussões e vivências que despertem o senso crítico dos estudantes e fomentem reflexões acerca de seu futuro e da sociedade em que vivem.

No que tange aos resultados acadêmicos e das avaliações em larga escala das duas escolas, os dados quantitativos revelam um esforço da rede municipal em melhorar as taxas de aprovação, reprovação e abandono, tendência também observada nas duas escolas. Ambas apresentam altos índices de aprovação e evasão zero, aspectos que vão impactar no fluxo escolar e a melhoria da distorção idade-série.

O financiamento de pesquisas educacionais por parte da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza em articulação com instituições de ensino superior e seus pesquisadores têm se colocado como política pública importante para aproximar os estudos acadêmicos a temas de interesse dos gestores da educação básica e vem contribuindo para potencializar a avaliação de iniciativas em curso e proposição de novos percursos e processos de implementação.