Formada a primeira doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem da UECE

24 de fevereiro de 2015 - 17:03

Na tarde desta segunda-feira (23) foi defendida, no Auditório Paulo Petrola, Campus do Itaperi, a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Keila Maria de Azevedo Ponte é a primeira doutora formada pelo Programa, defendendo o trabalho intitulado “Teoria do Conforto no Cuidado Clínico de Enfermagem para Pessoas com Coronariopatias: diálogos profissionais pela pesquisa-cuidado e alcance da integridade institucional”, orientada pela professora Lúcia de Fátima da Silva.

alt

“Foi um dos melhores momentos da minha vida, defender a tese de doutorado no dia do aniversário de meu pai, que há dez anos está junto de Deus, além de ter passado por problemas de saúde e outras adversidades. Estou muito feliz em ter sido a primeira doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE e poder contribuir com a área”, desabafou a concludente que escolheu o tema por causa de seu pai.

A vice-coordenadora do PPCCLIS, Dafne Paiva Rodrigues, parabenizou a nova doutora, todos os alunos da primeira turma do Programa e lembrou quando tudo começou. “Esse momento nos remete a conquista celebrada em 2011, com a aprovação do curso de Doutorado, um projeto que logrou êxito apenas com sete anos após a criação do curso de mestrado”.

Para a banca examinadora da tese, foram convidas as professoras da UECE, Ana Ruth Monteiro e Maria Vilani Cavalcante Guedes; da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marta Maria Damasceno; da Faculdade INTA, Antônia Eliana Aragão; da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), Maria Adelane da Silva; e da Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), no Paraná, Ivete Palmira Zagonel.

Estiveram também presentes o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, Jerffeson Teixeira de Souza, a coordenadora ajunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Márcia Ferreira de Assunção, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará (ABEn-CE), Eucléia Gomes Vale e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Osvaldo Albuquerque Sousa Filho.