FLISOL de Limoeiro tem um bom público

5 de maio de 2014 - 12:49

alt

Com o objetivo de promover o uso de softwares livre, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) é o maior evento de divulgação deste tema da América Latina, ocorrendo simultaneamente em mais de 20 países, no dia 26 de abril. Com esta finalidade, a turma de Licenciatura em Informática da Universidade Aberta do Brasil , da Universidade Estadual do Ceará (UECE/UAB), do Polo de Limoeiro do Norte promoveu a realização do evento no município, com a realização de palestras e distribuição de softwares, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT).

alt

A edição do FLISOL em Limoeiro teve 148 inscritos de várias cidades da região, que receberam certificados de participação. As palestras abordaram diversos temas, como o Projeto Fedora Brasil, Conhecendo o Libre Office, Usando o Joomla para Desenvolvimento Web, Segurança nas Redes Sociais, Programação Java Utilizando o Hibernate e Arduino na Robótica e Automação Residencial.

Nos intervalos entre as palestras, foram exibidos vídeos sobre temas da atualidade, no intuito de entreter o público, bem como informá-los sobre assuntos diversos relacionados à área da computação como o recém aprovado Marco Civil da Internet, computação em nuvem, educação à distância, entre outros.

Vale ressaltar que cada participante doou um quilo de alimento e toda a arrecadação será destinada a uma instituição que presta serviços sociais.

alt

Prestigiando o evento, o FLISOL Limoeiro contou com a presença do professor Francisco Amaral, coordenador do curso de Licenciatura em Informática de UECE, e de Juranete Duarte, coordenadora da UAB, polo de Limoeiro do Norte.

“A intenção é que possamos realizar um evento próprio, tendo como tema base a informática na educação, que irá abranger as mais diversas formas da utilização educacional das novas tecnologias, disseram os organizadores.

O que é Software Livre?

Software Live é qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Em outras palavras, o software é considerado livre quando atende a esses quatro tipos de liberdades.

Além disso, o Software Livre pode trazer muito mais benefícios do que se imagina. Não somente pela economia por ser isento de custos, mas pelas suas especificações técnicas que atendem a diversos tipos de necessidade, seja para o usuário comum como também para empreendedores.

Clique aqui e confira o vídeo do FLISOL Limoeiro