Firmado convênio entre UECE e Universidade da Hungria

22 de junho de 2017 - 14:38 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Jackson Sampaio e o reitor da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), Prof.Mezey Barna, assinaram convênio para a promoção da língua e cultura da Hungria no Ceará. O convênio firmado no último dia 19 de junho, na Reitoria da UECE, campus Itaperi, conta com o apoio financeiro da fundação húngara Pallas Athéné Domus Animae Alapítvány (PADA), instituição com tradição no apoio à divulgação e promoção da cultura da Hungria, representada na ocasião pela Sra. Gabriella Szemerey, diretora da Fundação.

alt

O convênio objetiva a criação de um núcleo de língua e cultura da Europa Central na UECE que será um espaço de trocas e aproximações entre Ceará e Hungria. Atualmente, apenas a Universidade de São Paulo (USP) possui um núcleo dedicado ao estudo da língua húngara, o que faz da UECE a segunda universidade nessa iniciativa no país, reafirmando o seu pioneirismo no ensino da cultura e línguas estrangeiras no Ceará.

alt

A parceria permitirá a vinda do professor Bálint Urbán, doutor na área de literatura em língua portuguesa e que atualmente ministra cursos de modernismo e cultura brasileira. Ele atuará na criação de cursos de língua e cultura húngara na UECE e na divulgação do programa de bolsas Stipendium Hungaricum que oferece mais de 250 bolsas de estudo que vão desde intercâmbio para alunos de graduação até pós-doutorado em universidades húngaras.

alt

Na oportunidade, todos lembraram a essencial atuação dos professores Pál Ferenc, do departamento de letras português da ELTE, um apaixonado pela literatura de nosso país e encarregado do reitor para assuntos brasileiros e pelo Prof. István Major, da UECE, húngaro de nascimento, mas que, depois de 28 anos de Ceará e ser professor do Colegiado de Ciências Biológicas/CCS, já se apresenta como brasileiro.

alt

Estavam presentes na assinatura da parceria, os pró-reitores de Graduação, Jerffeson de Souza, de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Araújo, de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos, de Extensão, Fernando Roberto Silva, de Políticas Estudantis, Emerson Mariano, a chefe de Gabinete, Fátima Leitão, a coordenadora do Escritório Internacional, Sonia Vieira de Castro, o procurador Institucional Educacional, Edmar Pereira, o prefeito do campus Itaperi, Sérgio Leitão pela UECE. Na parte húngara estavam presentes na assinatura Zoltán Dubéczi, responsável do governo pelo programa de bolsas para a Hungria, Prof. Dr. László Borhy, diretor da Faculdade Letra da ELTE e futuro reitor da ELTE, Sra. Dra. Nóra Gaál, chefe do secretariado de assuntos internacionais.

Governo do Ceará fortalece vínculo com a Hungria nas áreas da cultura e educação

O Governo do Ceará, através do secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu na tarde da última terça-feira , 20 de junho, no Palácio da Abolição, a comitiva da Hungria para discutir um conjunto de ações culturais e educacionais entre o Estado e o país da Europa.

Na ocasião, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, explicou como iniciou essa proximidade com a Hungria.
O reitor enfatizou ainda, que o próximo passo da parceria será a criação de um núcleo de Língua e Cultura da Europa Central na Uece.

O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, destacou que o Governo do Ceará está à disposição para novas trocas de experiências e que vai conversar com as secretarias da Educação e da Cultura, Fabiano Piúba, para ver as medidas cabíveis para dar continuidade a esse intercâmbio.