Fique em casa durante a Semana Santa, aconselha GT da Uece

9 de abril de 2020 - 17:49

 

O Grupo de Trabalho para enfrentamento à pandemia do coronavírus no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), formado por profissionais da Saúde docentes da Uece, aconselha que a população fique em casa durante o feriado da Semana Santa.

Todos os anos há um grande deslocamento de pessoas que aproveitam o feriadão para viajar ou passear, mas, diante do problema de saúde pública enfrentado em todo o mundo, o GT enfatiza o quanto é importante se manter em casa.

O coronavírus é de alta transmissibilidade. A capacidade de contágio é de 2,74, ou seja, uma pessoa infectada transmite para cerca de três pessoas. “Se no primeiro dia de registro de casos da doença tivermos uma pessoa doente e três dias depois tivermos duas pessoas, isso significa que o número de casos dobra a cada três dias. Mas, no terceiro dia já teremos dois casos, então, três dias depois eu terei quatro casos, mais três dias oito casos, mais três dias 16 casos. Assim, quanto mais pessoas infectadas, mais rápido é o aumento do número de casos no mesmo espaço de tempo”, explica a professora membro do GT, Thereza Magalhães.

Os sintomas aparecem entre 2 e 14 dias após a pessoa ser infectada pelo vírus (em média 5 dias depois); 90% dos pacientes infectados terão a forma leve da doença e 10% a forma grave(com pneumonia), com dificuldade para respirar e possivelmente precisando de UTI e respirador.

Uma viagem durante a Semana Santa poderá favorecer o aumento do número de casos, leves ou graves. Nos casos graves, o paciente poderá precisar de um respirador. Vale ressaltar que, para atender muitas pessoas infectadas em estado grave ao mesmo tempo, nenhum país contou com respirador suficiente.

A mortalidade da doença é de 3,6% na China e de 1,5% nos outros países, ou seja, quase duas pessoas de 100. Em uma cidade com 2 milhões de habitantes, 40 mil morreriam. Uma delas pode ser você ou alguém que você ama. Então, o melhor a fazer neste feriadão, é ficar em casa.

Clique aqui e veja o material completo produzido pelo GT.