FINEP aprova R$ 2,826 milhões para três projetos da UECE

24 de setembro de 2009 - 08:35 #

Apoio a infra-estrutura básica de pesquisa da pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) é o objetivo macro dos R$ 2.826.266,00 que acabam de ser aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A liberação dos recursos deverá acontecer até dezembro de 2009 e vão atender a três projetos: Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC – R$ 1.411.907,00) do Mestrado em Saúde Pública; Centro de Pesquisa e Transferência Biotecnológica e Inovação (CPTBI – R$ 898.359,00), da Faculdade de Veterinária (FAVET); e Núcleo Interdisciplinar Cidade, Cultura e Linguagem (CCLIN – R$ 516.000,00) para o Centro de Humanidade (CH), no Campus de Fátima.

Os recursos da FINEP vão fortalecer a participação da UECE no sistema de Ciência e Tecnologia, o que contribuirá para criar e implementar o Pólo Tecnológico, ampliar e modernizar a infra-estrutura do sistema Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE / UECE. Essa verba será destinada ainda à expansão e integração das ações de pesquisa, extensão e ensino de pós-graduação, o que vai refletir diretamente na melhoria da graduação, tema também prioritário no planejamento institucional.

Os recursos destinados aos três projetos, na sua maioria, serão aplicados nas obras de infra-estrutura dos mesmos e compra de equipamentos, o que permitirá a expansão dos segmentos beneficiados e o resultado é a capacidade de dar respostas às demandas acadêmicas, tecnológicas e de extensão, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade cearense, como é o caso do NUPEINSC. Os recursos do projeto do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva serão utilizados para reforma total de suas instalações.

O NUPEINSC contará com uma área de 800 metros quadrados distribuídos entre o espaço de multiuso com uma área de 250 metros quadrados dividida em cinco espaços reversíveis de 50 metros quadrados; uma sala de 80 metros quadrados, onde funcionarão, de maneira integrada, as secretarias dos mestrados coordenados pelo NUPEINSC, um espaço de 70 metros quadrados para circulação (corredores, escadarias e banheiros); e salão de laboratórios, com uma área de 400 metros quadrados.

A captação de recursos da FINEP para o Centro de Pesquisa e Transferência Biotecnológica e Inovação, projeto da Faculdade de Veterinária (FAVET), vai permitir a aquisição de modernos equipamentos, qualificação de mão de obra e desenvolvimento / aperfeiçoamento de técnicas reprodutivas, inclusive a implementação de técnicas que envolvem diretamente a biologia molecular. Os recursos para o projeto Núcleo Interdisciplinar Cidade, Cultura e Linguagem serão utilizados na construção de um espaço multiuso, destinado ao fortalecimento dos estudos e das pesquisas realizadas pelos programas de pós-graduação do Campus de Fátima do Centro de Humanidades (CH) da UECE. No pavimento a ser construído vão funcionar dois espaços multimeios, 10 laboratórios de pesquisa, dois espaços multiuso e sete ilhas de informática.

Contato: Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa – Fone: 3101-9650