Financiamento do PCTI/NE é discutido durante encontro em Fortaleza

20 de abril de 2015 - 10:39

“Temos instrumentos de financiamento muito fortes e precisamos transformar estes recursos em algo concreto para a nossa região”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, durante reunião com secretários estaduais de C&T do Nordeste, em Fortaleza, na quarta-feira (15). O encontro foi realizado no Centro Administrativo do Banco do Nordeste e tratou da implementação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (PCTI/NE) através do financiamento de bancos e agências de fomento.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Garcia, é necessário não só trabalhar para o aumento das ofertas de financiamento, mas também estudar as fragilidades das iniciativas que já existem. “É preciso realizar diagnósticos e avaliações de impacto”.

O lançamento do PCTI/NE está previsto para o final de junho. Uma videoconferência será realizada no dia 4 de maio com objetivo de traçar a execução do plano. “A ideia é operar com condições mais adequadas para o setor”, explicou Inácio.

Instituições de financiamento – Participaram da reunião representantes do Banco do Nordeste (BNB), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que apresentaram seus estudos e linhas de crédito.

De 2002 a 2015, apenas 8% da oferta de crédito da Finep foram utilizados pelo Nordeste. No mesmo período, a verba em forma de subvenção econômica para a região chegou a 15%, conforme informou o diretor de Inovação da Finep, Fernando Ribeiro. “É preciso haver a desconcentração da oferta de crédito para o Nordeste”, disse.

A atuação do BNDES também é pequena no Nordeste, apesar da participação da região nos financiamentos ter subido de 8% em 2007 para 13% em 2015. O desafio, segundo o chefe do Departamento Regional NE do Banco, Paulo Ferraz, é a atração de um novo ciclo de investimentos para o Nordeste, que hoje é predominantemente ligado à energia eólica.

O BNB, por meio do seu Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) apresentou seus produtos voltado à C&T, como o FNE Inovação. De acordo com Francisco Soares, diretor de Desenvolvimento Sustentável do BNB, existe total interesse da instituição em utilizar seus instrumentos de financiamento para o desenvolvimento da área.

Sobre o PCTI/NE

Criado para nortear as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do Nordeste de forma a colocar a região num patamar mais avançado de desenvolvimento econômico, o PCTI/NE abrange as demandas estaduais com uma visão de aplicação de curto, médio e longo prazo. Foi elaborado sob a coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação direta de todos os estados nordestinos, através de oficinas locais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece