Finalizado mais um ciclo na vida de 107 concludentes da Uece

28 de outubro de 2015 - 12:28

Cento e quatro concludentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química e Física, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), um de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e dois do curso de Pedagogia, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), colaram grau na última sexta-feira, 23, no Auditório Central, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Campus Itaperi.

alt

Entre os 107 formandos estavam Daniel Paulo Leite da Silva, de 23 anos, e Marcos Antonio do Nascimento, de 36. Ambos concluíam o curso de Bacharelado em Geografia. Daniel, ainda muito jovem, terminava ali a sua primeira graduação. Marcos já era licenciado na mesma área, também pela Uece, mas sentiu a necessidade de se aperfeiçoar, como disse o formando.

Daniel e Marcos, além do curso, tem algo mais em comum. São pessoas que mesmo antes de passarem no Vestibular, já tinham, de certa forma, a Uece presente em suas vidas.

alt

O jovem de 23 anos é filho de Ana Paula Leite, servidora terceirizada lotada na Comissão Executiva do Vestibular, mas que também realiza atividades como chefe de cerimonial na Uece. A função fez com que a mãe, orgulhosa, organizasse o evento de maneira ímpar, com a felicidade mais aflorada e o sorriso mais radiante.

Nosso outro ator carrega a Uece no peito desde o ano de 2001, quando ainda nem fazia seu primeiro curso superior. Hoje Marcos é também servidor terceirizado, no departamento de Engenharia, no Campus Itaperi.

Marcos e Daniel não se conhecem, se não de vista, mas viviam ali o mesmo momento, o de realizar mais um sonho e de comemorar mais uma vitória, mais um objetivo em suas vidas que, por sinal, era o que todos os outros 105 concludentes faziam: aproveitavam e comemoravam a tão aguardada ocasião.

alt

Durante a cerimônia os concludentes e seus convidados ouviram apresentações do grupo Quarteto Lumière, com números como Cantina Band e Suíte dos Piratas do Caribe.

alt

A formanda do curso de Matemática, Raniele Sampaio Nogueira, ao ler seu discurso, festejou e desabafou o que, aparentemente, eram palavras que queriam ser ditas por todos eles: “Finalmente completamos mais uma etapa de nossas vidas com orgulho de nós mesmos em saber que não desistimos e com a satisfação de dever cumprido. (…) Não imaginávamos a tamanha dificuldade que enfrentaríamos para chegar até aqui. (…) O que vamos fazer a partir de agora? As respostas são imprescindíveis para continuar a caminhada”.

alt

O discurso docente foi feito pelo professor do curso de Ciências da Computação, Paulo Henrique Mendes Maia que, diante dos novos temores, os encorajou: “hoje se inicia um novo capítulo. Uma nova etapa tão desafiadora quanto a que se encerrou. Época de novos caminhos, novos desafios, novos sonhos. Alguns seguirão a profissão para a qual o curso lhe formou. Outros não. Independente da escolha, o importante é sempre buscar ser feliz naquilo que você faz.(…) Sejam bravos, enfrentem o desconhecido. Sejam ousados (…). Sejam éticos (…). Sejam amorosos (…). Tenham fé e acreditem em vocês.”

alt

O vice-reitor Hidelbrando dos Santos Soares, após conferir aos concludentes o grau a eles inerente, parabenizou os novos profissionais e seus familiares pela conclusão de mais um ciclo, composto de duas fases. “A primeira fase é passar no Vestibular e a segunda, que também é um momento muito festivo, é a conclusão”, disse o presidente da cerimônia.

“Esse é um ano especial, ano dos 40 anos da nossa Universidade. A Uece é respeitada nacionalmente por tudo o que conquistou em um percurso de muitas lutas. É a melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e é uma das sete melhores do país. É patrimônio do povo cearense. (…) Se orgulhem da universidade que fizeram parte e onde muitos continuarão. Parabéns e sejam muito felizes”, finalizou o vice-reitor.

alt

Estiveram também da mesa o secretário Adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho, representando o titular, Inácio Arruda; a chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Sales; e os pró-reitores de Graduação, Marcília Chagas Barreto; de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas; e de Extensão, Claudiana Nogueira Alencar.