Muitas datas para serem comemoradas de amanhã até segunda-feira

6 de setembro de 2013 - 14:46

O calendário para este final de semana mostra que há muito comemorar, além do feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

No domingo, dia 8, o mundo inteiro une-se em torno do direito ao letramento. É o Dia Internacional da Alfabetização. Segundo o Unicef, em sua mensagem para marcar a data, atualmente, 84% da população mundial podem ler e escrever, comparados aos 76%, em 1990.

Mas ainda há muito o que fazer, segundo o organismo, pois há sérias desigualdades: “Dois terços dos 774 milhões de analfabetos adultos no mundo são mulheres. A maioria das crianças e dos jovens que não frequenta a escola são mulheres. Cinquenta e sete milhões de crianças em idade de pré-escola e 69 milhões de crianças em idade de escola secundária não têm a oportunidade de frequentar instituições de ensino.”

Formar professores está no DNA da Universidade Estadual do Ceará (UECE), como sempre ressalta o reitor, professor Jackson Sampaio. Aliada à outra característica nata da Universidade, a de pioneira na interiorização do Ensino Superior, a UECE oferece o curso de Pedagogia em suas seis unidades acadêmicas da UECE e também em Fortaleza, no Campus do Itaperi. Há, também, a opção cursar Pedagogia pela modalidade de educação a distância, em vários polos municipais, vinculados ao financiamento do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do MEC.

Além disso, a UECE também oferece cursos especiais de formação pedagógica, para os portadores de diploma de bacharel que queiram atuar na Educação Básica, e uma Licenciatura Intercultural Indígena.

Já a segunda-feira, dia 9, marca o Dia do Administrador. O Curso de Administração da UECE é um dos mais antigos da instituição, com 53 anos de existência e tem Mestrado Acadêmico (CMAAd).

É também, segunda-feira, 9, Dia do Veterinário. A Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, que comemora este ano seu jubileu de ouro, oferece curso de Doutorado, através do seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias.

A UECE cumprimenta os profissionais da Educação Básica, os administradores e os veterinários por seu trabalho.