Feijoada marca o encerramento da Semana da Integração

5 de março de 2013 - 18:08 #

Com a tradicional “Feijoada da Integração”, no Centro de Humanidades (CH), foi encerrada na última sexta-feira (01/03), a Semana da Integração realizada de 25 de fevereiro a 01 de março. O evento abriu o primeiro semestre de 2013, em todos os Campi, capital e interior, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, juntamente com a Chefia de Gabinete da Reitoria, a Semana da Integração conta com uma programação de atividades acadêmicas, de boa música e de acolhida aos calouros e veteranos.

A convidada para falar na conferência da noite do dia 25 de fevereiro, sobre Lauro de Oliveira Lima, tema da Semana da Integração, foi a filha do educador cearense professora Adriana Flávia de Oliveira Lima, que abordou o tema “Lauro de Oliveira Lima: um educador brasileiro”. Para recepcionar os estudantes da noite, Rodrigues Soares na flauta e Michele Lucena ao piano, alunos do curso de Música da UECE apresentaram Siciliano de Gabriel Faure.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, falou da presença dos novos alunos que integram os 21,8% que conseguiram ingressar numa Instituição de Ensino Superior. Reforçou que a sociedade cearense recebe, dessa forma, jovens com formação de qualidade. Sobre o educador Lauro de Oliveira Lima lembrou de sua grande colaboração como educador e que é autor de mais de 30 livros.

Em seguida falou o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio. Fez um breve histórico sobre a UECE, que em 2013 comemora 37 anos.     Destacou o seu pioneirismo na interiorização do ensino superior do Ceará e a quantidade de campi, ao todo 10, voltados para pesquisa.

A Universidade possui 75 cursos de graduação, 32 cursos stricto sensu e conta com 22 mil alunos. Lembrou a participação dos estudantes em diferentes eleições da UECE, além de terem contribuído com o Planejamento Democrático da Universidade e colaborado com a revisão do Estatuto e Regimento da Instituição. Falou de concursos, o que foi realizado para aprovação de 76 professores efetivos e o que irá acontecer em 2014 para 151 vagas. Enfatizou que “há muitas divergências, mas muito benéficas por causa da pluralidade de idéias”.

Antes da Pró-Reitora Marcília Chagas Barreto anunciar a conferencista, professora Adriana Flávia de Oliveira, fez uma chamada dos novos alunos, por Centros (CCT, CCS, CH, CESA e CED) e FAVET. A professora Adriana Oliveira iniciou a palestra exibindo um vídeo sobre a vida do educador Lauro de Oliveira Lima.

Ainda muito emocionada, com o recente falecimento de seu pai, o educador Lauro de Oliveira Lima, falou de sua trajetória como educador, dos seus feitos, como o de ter criado o Colégio Agapito dos Santos, “uma escola moderna como o Lauro pensava a educação”. O educador cearense reformou o ensino elementar brasileiro ao instalar o Instituto de Educação do Ceará. Com base em Jean Piaget, o ensino proposto por Lauro Lima valoriza o desenvolvimento da inteligência na criança.

Citou a fase política de sua vida, quando enfrentou, em seu país, a ditadura militar. Na época, tornou-se preso político, porém, não queria cumprir a pena em Brasília e pediu que sua prisão fosse transferida para o Ceará, no que realmente foi atendido. Foi também candidato a um cargo eletivo, o de deputado federal.

Adriana lembrou várias passagens da vida do educador e destacou a constituinte de 88, quando ele achou que podia mudar a realidade do Brasil. Enfatizou também que vários de seus livros foram publicados no exterior, principalmente, na Espanha. Fez referências ao legado deixado pelo educador Lauro de Oliveira Lima e que entre as várias atividades que exerceu consta a de professor da UECE. No final, convidou os jovens a se integrarem a essa comunidade e desejou a todos um ano de bom trabalho acadêmico.