Fecli/Uece publica artigo sobre preferência da natureza por forma molecular de aminoácidos

10 de julho de 2020 - 15:02 # # # # #

Professores e estudante da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), publicaram no último dia 6 de julho, o artigo “Contributions of a Modified Electrodynamics to the Molecular Biochirality”, na revista internacional Chirality, que tem Fator de Impacto 2,17 e é considerada QUALIS A4, de acordo com nova classificação unificada de qualidade dos periódicos Capes.

Desenvolvido durante o período de isolamento social, o estudo científico propõe a influência de mecanismos físicos fundamentais em moléculas biológicas, como aminoácidos e açúcares, explicando a preferência da natureza pela forma molecular “canhota” de aminoácidos.

O artigo foi produzido pela estudante de graduação em Física, Alana Carolina Lima dos Santos, com a colaboração de seus professores Celio Rodrigues Muniz e Leonardo Tavares de Oliveira, do curso de Física, e do professor Jefferson Thiago Souza, do curso de Ciências Biológicas.

Nesse trabalho interdisciplinar, os pesquisadores investigaram o processo físico que estaria por trás de uma propriedade chamada quiralidade biomolecular, que tem papel crucial em muitos processos biológicos, seja na definição da estrutura de aminoácidos e carboidratos ou na fabricação de medicamentos.

“Se nossa teoria estiver correta, a seleção quiral efetiva de moléculas orgânicas, sintetizadas artificialmente, poderia ser induzida a partir da incidência de campos magnéticos com grande intensidade, completada por mecanismos de autocatálise química, o que poderia ajudar na produção de medicamentos, por exemplo”, pontua o professor Celio Muniz.

A pesquisa estabelece a existência de uma sutil diferença de energia por violação de paridade, ou PVED (sigla em Inglês), entre as formas quirais moleculares “destra”, no caso dos açúcares, e “canhota”, explicada em termos de uma extensão da teoria usual que descreve a interação eletromagnética e que viola justamente a chamada simetria de paridade. O mecanismo proposto explicaria o porquê da natureza “preferir” uma dessas formas (em especial, a “canhota”, para aminoácidos), dando origem à bioquiralidade molecular, ainda incompreendida em sua totalidade pela comunidade acadêmica.

“Algumas moléculas orgânicas costumam vir em duas formas estruturais, onde uma é como se fosse o reflexo espelhado da outra. Mas, quando são produzidas por organismos vivos, apenas uma das formas ocorre, e ninguém sabe explicar o porquê. Então nosso estudo procura estabelecer um mecanismo baseado numa extensão da teoria eletromagnética que explicaria essa preferência da Natureza por uma forma em detrimento da outra. Para isso, campos magnéticos devem incidir sobre as moléculas para que haja essa seleção inicial”, explica professor Celio.

O estudo faz parte das atividades do Programa de Iniciação Científica (IC), que apresenta e insere estudantes de graduação, como Alana, na pesquisa acadêmica, em um processo educativo fundamental em suas formações. Nas palavras de Alana, “a Iniciação Científica é uma oportunidade que tem me permitido vivenciar a pesquisa, uma experiência necessária para minha formação e dos meus futuros alunos.” A estudante foi ainda contemplada com o prêmio de melhor apresentação de trabalho de IC na área de Ciências Exatas e da Natureza, na última edição da Semana Universitária da Uece, relacionado ao tema do artigo publicado.

Professor Celio Muniz destaca também a necessidade de mais incentivos à pesquisa em Iguatu. “Apesar de alguns avanços, a região ainda carece de maiores incentivos à pesquisa científica, como a ampliação de editais que visem o financiamento de projetos específicos para as instituições de ensino superior interioranas, sendo poucos recursos destinados para tal finalidade”.

Todo o trabalho foi desenvolvido com muito esforço dos pesquisadores, diante das mudanças nas interações sociais decorrentes da pandemia de Covid-19, quando professores e alunos estão buscando adaptar-se às novas formas de interação. “Mesmo perante os desafios, a publicação do artigo mostra empenho e inovação, inclusive no cenário internacional e, acima de tudo, a potencialidade que o interior e seus professores-pesquisadores podem vir a oferecer”, finaliza o docente.

Clique aqui para acessar o artigo no site da Revista ou aqui para acessá-lo gratuitamente.