Fecli realiza colação de grau para 48 concludentes

22 de março de 2018 - 13:50

alt

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, no último dia 15 de março, a Colação de Grau para 48 formandos dos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Ciências Biológicas. A solenidade ocorreu na quadra poliesportiva do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira – localizado na cidade de Iguatu.

O vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares, que presidiu a colação, falou sobre os significados que cada diploma carregava. O primeiro, do ponto de vista objetivo, era que a universidade estava, em nome do Estado brasileiro, autorizando o exercício profissional deles, passando a contribuir com a educação básica do País.

Entretanto, Hidelbrando Soares destacou valores subjetivos que o documento possui.
“Dentro do certificado tem 43 anos de uma instituição que se tornou referência nacional. Foram 43 anos de muita luta, enfrentamento e questionamento, de superação dos desafios. Sem dúvida nenhuma, são 43 anos de uma história exitosa, saindo de uma condição de universidade puramente de ensino para nos tornarmos a oitava mais importante universidade pública estadual do País e a primeira do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País”, comentou.

O vice-reitor lembrou ainda ser o diploma o reflexo do esforço de cada um dos alunos que concluíram a graduação. “Representa a luta, portanto também a resiliência, de não desistir do curso”, ressaltou Hidelbrando Soares, que enfatizou ainda a importância do apoio e dedicação das famílias dos estudantes.

Ele comemorou ainda os avanços do campus Humberto Teixeira, da Fecli, que “passou a ter uma das melhores instalações de educação superior pública do Nordeste brasileiro.” Outra conquista citada pelo vice-reitor foi o recente anúncio da implantação de um campus avançado em Mombaça, que ficará vinculado à Fecli. “Isso mostra o compromisso da Universidade e do Governo do Estado de ampliar as oportunidades de educação superior pública, gratuita e de qualidade para a juventude da região Centro-Sul do Estado”, afirmou.

A solenidade teve ainda como orador docente o professor do Curso de Pedagogia da Fecli, Professor Raimundo do Nascimento Batista Landim, e o corpo discente foi representado pelo formando Rafael Sousa César, do curso de Física.

Estiveram presentes ainda na Colação de Grau o pró-reitor de Graduação, Jerfferson Teixeira de Souza; o vice-presidente da Câmara Municipal de Iguatu, vereador Diego Gomes Felipe; o diretor da Fecli, Gladeston da Costa Leite; os coordenadores de Física, Leonardo Tavares de Oliveira, e de Pedagogia, Gabrielle Silva Marinho; a vice-coordenadora de Ciências Biológicas, Alana Cecilia de Menezes Sobreira; e os representantes das coordenações de Letras, Maria do Socorro Pinheiro, e de Matemática, Jeanne Darc de Oliveira Passos, além de familiares dos concludentes.