Fecli discute inclusão de estudantes com deficiência visual

29 de abril de 2016 - 12:13

Em momento organizado pelos Professores Eudenio Bezerra e Lílian Palácio, do Curso de Letras, foi promovida na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) uma discussão em torno da inclusão de alunos com deficiência visual. A atividade foi desencadeada a partir do ingresso no semestre 2016.1, no Curso de Letras/Língua Portuguesa, da estudante Maria Edilândia Lavor Alves, que é deficiente visual.

Vários questionamentos, sugeridos pelos Professores Eudenio Bezerra e Lílian Palácio, serviram de base para orientar a conversa:
– O que Edilândia tem a nos dizer sobre sua chegada e permanência no Curso e em outras atividades da FECLI? O que temos a dizer a ela?
– Como podemos potencializar as participações dos envolvidos nesse peculiar processo de inclusão e ensino-aprendizagem? Que contribuição cada um poderá fornecer, nesse complexo processo?
– De que recursos humanos e materiais dispomos, para ações e estratégias inclusivas? Quais as nossas realidades?
– Que outras questões podem ser postas?

A reunião aconteceu no último dia 19, na Sala de Reuniões do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. Participaram do encontro a aluna Edilândia, seu irmão, professores, monitores, bolsistas e colegas de turma de Edilândia.

A partir das discussões, foram esclarecidas diversas dúvidas e trocadas importantes informações.

Como encaminhamentos da reunião, foram formados grupos de trabalho que, dentre outras ações, buscarão identificar instituições que possam ser parceiras no enfrentamento dos desafios para melhorias das condições de aprendizagem de deficientes visuais na FECLI (como para produção de material didático em Braille) e encaminharão às instâncias competentes indicações de adequação dos espaços físicos do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira para as demandas dos deficientes visuais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecli