Feclesc/Uece promoveu o evento online Bioexpresso – adaptações para o atual contexto socioambiental

3 de abril de 2020 - 12:24

Na programação, palestras e rodas de conversa sobre o Covid-19

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Quixadá, realizou no período de 24 a 27 de março, o I Bioexpresso – adaptações para o atual contexto socioambiental. O evento foi totalmente online e gratuito.

O Bioexpresso foi realizado pelo curso de graduação em Ciências Biológicas da Feclesc, com a parceria do Projeto de Extensão “Educação Ambiental e Sexual: reflexões e práticas nas escolas e na universidade”.

A abertura do evento contou com a Comissão Organizadora, com a coordenação do curso de Ciências Biológicas e com o diretor da Feclesc, professor Luiz Oswaldo Moreira, que ressaltou: “Diante dessa dificuldade que hoje se põe, de suspender as aulas presenciais, nós não paramos. O curso de Biologia nos presenteia com o I Bioexpresso, para refletirmos de forma diferenciada, palestras de professores, apresentações de nossos estudantes e rodas de conversa sobre o coronavírus. Parabenizo a todos que estão participando e que colaboraram para a realização desse evento”.

Na programação, houve palestras e rodas de conversa sobre as temáticas “Coronavírus e as Fakenews”, “Os impactos psicológicos da pandemia do coronavírus” e “Saúde Única: a nova pandemia, o meio e os seres humanos”, além de outros temas apresentados pelos estudantes das disciplinas de Fundamentos de Geociências, Ecologia e Ecologia Regional. Ao todo, foram 12 apresentações de trabalhos, três palestras, duas rodas de conversa e duas apresentações culturais.

O evento foi motivado pela suspensão das atividades acadêmicas presenciais em função da pandemia do coronavírus. “Era preciso ter ações que substituíssem as aulas e uma avaliação; então, propus um encontro online com total de 20h. Logo houve a adesão dos bolsistas e conseguimos mais estudantes voluntários”, explica a coordenadora do evento, Jamili Silva Fialho.

O evento contou com mais de 200 inscritos de diversas áreas, oriundos de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil, como Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e outras.

Para a coordenadora, “foi um evento online exitoso pela colaboração de todos. Além disso, conseguimos fazer apresentações culturais e encerramos com ‘show musical’; ações estas que demonstram nossa capacidade de adaptação e resiliência diante do cenário que estamos vivendo. O I Bioexpresso veio como uma possibilidade de não só compartilhar conhecimento, mas também estabelecer uma rotina conjunta e um espaço para compartilhar as vivências e aflições atuais”, finaliza Jamili Fialho.

Para toda a programação foram utilizados os ambientes virtuais do Google Meet e Zoom.