Feclesc/Uece lança projeto de acessibilidade

3 de janeiro de 2017 - 12:54

O Projeto “Feclesc Acessível” foi divulgado na noite do dia 15 de dezembro de 2016 no auditório Rachel de Queiroz da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece), em Quixadá. O evento teve como objetivo divulgar o projeto de acessibilidade idealizado pelo diretor da Faculdade, professor Luíz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, por seu vice, professor Makarius Oliveira Tahim, e pelas professoras Maria Valdenia, Jaquelânia Aristides, Marlucia Cavalcante, Élida Gama e pela intérprete Aldenisa Peixoto, no sentido de trabalhar questões de acessibilidade nos espaços físicos, nos grupos e movimentos da Feclesc, na educação e na cultura, favorecendo as relações interpessoais sem barreiras e sem preconceitos.

alt

Luiz Oswaldo demonstrou seu compromisso com a acessibilidade comunicacional e atitudinal, bem como a acessibilidade dos espaços e ambientes da Faculdade. Ele explicou que a ideia surgiu como resultado das escutatórias dos grupos e movimentos da Feclesc que demandam, em geral, a diminuição das barreiras e do preconceito dentro e fora do local.

alt

A docente de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Marlucia Andrade Cavalcante, que é deficiente auditiva, e a intérprete Aldenisa Peixoto falaram sobre acessibilidade comunicacional, reafirmando a importância da LIBRAS enquanto instrumento de comunicação e seu poder de minimizar barreiras. Marlucia apresentou alguns marcos legais da acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), especialmente no que diz respeito à LIBRAS e ao Surdo, e mostrou alguns dispositivos e tecnologias de inclusão que podem promover interação entre pessoas com e sem deficiência. No sentido de expandir a comunicação em LIBRAS, a professora e a intérprete se disponibilizaram a oferecer cursos de capacitação em LIBRAS para interessados da Feclesc e da comunidade, como uma das ações desse projeto.

alt

Outra ação desse trabalho consiste na acessibilidade de filmes cearenses por meio dos recursos de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Audiodescrição (AD) para cegos. A professora do Centro de Humanidades da Uece, Vera Lúcia Santiago Araújo, idealizadora do projeto DVD Acessível, que vem ocorrendo desde 2009 no Laboratório de Tradução Audiovisual Universidade, e autora do Guia para produções audiovisuais acessíveis do MinC, explicou como é possível elaborar DVDs Acessíveis para pessoas com deficiência sensorial (cegas e surdas) a um baixo custo.

alt

Vera Lúcia lançou como proposta, juntamente com a docente Élida Gama (Feclesc), a expansão do Projeto DVD Acessível para a Feclesc, de modo a tornar filmes e documentários de cineastas do sertão central acessíveis a cegos e surdos, integrando professores, alunos de graduação e de pós-graduação, cineastas e pessoas com deficiência sensorial.

alt

Estavam presentes na ocasião alunos, professores, funcionários e ex-alunos da Feclesc, além de profissionais do Audiovisual cearense, como a presidente da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ) e representante da Fundação Cultural de Quixadá, Iris Freitas, o cineasta e editor Rui Ferreira, e a turma de Edição de Vídeo da Escola de Cinema e Vídeo de Quixadá.

No evento foi exibida uma poesia Surda, demonstrando as inúmeras barreiras enfrentadas por pessoas surdas na sociedade e no seu ambiente familiar. Também foi exibido o curta metragem Reizado Miudim com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos. Ao final do evento, foram sorteados DVDs, DVDs Acessíveis e Guias para produções audiovisuais acessíveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Feclesc