FECLESC realiza colação de grau

4 de setembro de 2013 - 17:49

Quixadá viveu uma noite de festa na sexta-feira, dia 30 de agosto, quando 56 concludentes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) colaram grau, em cerimônia realizada na quadra coberta da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Criada em 1976, a FECLESC formou, incluindo os diplomados daquela noite, 1796 profissionais saídos de seus sete cursos de licenciatura – Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O orador discente foi o aluno do Curso de Pedagogia Francisco de Assis Oliveira, que afirmou que tanto ele como seus colegas concludentes sentiam-se, naquele ponto de suas vidas, como a mais famosa personagem do escritor inglês Lewis Carroll, Alice, ao indagar ao gato Cheshire que caminho tomar para ir embora e o felino astuciosamente retrucou que a resposta dependia muito para onde ela queria ir.

“A lição que podemos tirar disso é que, se estamos nos formando, hoje, profissionais da Educação, devemos saber de onde partimos e até onde queremos ir, já que a realidade da educação em nosso país não é das melhores, e devemos ter em mente que ser professor é a profissão mais desafiadora e ao mesmo tempo mais gratificante que alguém pode exercer, e é com muita alegria que assumimos a responsabilidade de educar e formar pessoas para além dos conteúdos, e sim para a vida”, disse Francisco.

Fundador da FECLESC, o professor Luiz Osvaldo Santiago Moreira, também da Pedagogia, foi o orador docente. Em seu discurso recheado de citações dos mais diversos poestas e pensadores, o professor pediu para os concludentes daquela noite não terem medo de mudanças: “Mudai sempre que preciso. Encarai a vida, a luta, o trabalho pedagógico sempre como um processo de transformação. Somos o inacabado em busca da perfeição – este o desafio que nos dá sentido à vida.”

Segundo ele, “Pedagogia alguma faz sentido se não se fundar na esperança porque a esperança – vós o lembrais – é o ainda-não e o que ainda não é, pode vir a ser. Só o que dá sentido à vida faz sentido na Educação. É preciso acreditar, pela Esperança, na capacidade transformadora do Homem. Porque o Homem é um vir-a-sercada-vez-mais capaz de ação/reflexão transformadora da realidade. Ele é, ele se faz Homem pela sua práxis. Fundai na Esperança a vossa ação pedagógica.”

A solenidade de colação de grau foi presidida pelo vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, que abriu seu discurso pedindo uma salva de palmas para os pais dos concludentes. “Sem eles ficaria difícil (a jornada dos alunos em direção à conclusão do curso)”.

O professor Hidelbrando disse que a UECE é um patrimônio do Estado do Ceará e a instituição traz em seu DNA três características que precisam ser mantidas a fim de dar continuidade ao processo de fortalecimento daquele patrimônio.

A primeira característica é a interiorização. “Quem desbravou este caminho foram as universades estaduais e no Ceará foi a UECE, em seis regiões do Estado, promovendo transformações especialmente na vida das famílias de trabalhaores rurais que nem sonhavam em ensino superior, que permitiu que filhos de agricultores sonhassem com um diploma de ensino superior”.

Característica número dois é ser uma universidade fortemente voltada para a formação de professores, “o que tem uma importância não apenas social, pois permite que se entre no mundo do letramento, do conhecimento; mas, acima de tudo, garante a cidadania, que, por sua vez, alavanca o desenvolvimento”, ressaltou o vice-reitor.

E a terceira característica é que a oferta de cursos noturnos pela UECE permite o acesso aos trabalhadores, que labutam o dia inteiro em seus empregos e a noite podem sentar nos bancos da universidade com um objetivo de desenhar um futuro mais promissor.

“Vocês estudaram em uma universidade pública no sertão cearense. Vocês estão se formando graças ao povo cearense. Precisamos contar fortemente com vocês na defesa deste patrimônio cearense que é a Universidade Estadual do Ceará”, finalizou o vice-reitor.

Clique aqui e confira o discurso do orador discente.

Clique aqui e confira o discurso do orador docente.