Feclesc realiza cerimônia de Colação de Grau 2018.2

30 de julho de 2019 - 11:52 # # # #

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) realizou na última sexta-feira (26/07), às 18h, a solenidade de Colação de Grau para 52 concludentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Computação.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor Hidelbrando dos Santos Soares. O cortejo universitário contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Mônica Duarte Cavaignac, do pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, do diretor da Feclesc, Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, orador docente e vice-diretor da Feclesc, Makarius Oliveira Tahim, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Liliam Mara Trevisan Tavares, a coordenadora do curso de História, Lidia Noêmia Silva dos Santos, a coordenadora do curso de Letras, Élida da Gama Chaves, o coordenador do curso de Química, Vicente de Oliveira Sousa Neto, o vice-coordenador do curso de Física, Gilberto Dantas Saraiva, o vice-coordenador do curso de Matemática, Jobson de Queiroz Oliveira, e a representante do curso de Pedagogia, Nara Lúcia Gomes Lima.

Após a mestre de cerimônia, professora Kaira Emanuella Sales da Silva, ler um breve histórico da Uece e da Feclesc, o diretor da Faculdade foi convidado a falar e passou a presidência da solenidade ao vice-reitor da Uece. O professor Hidelbrando dos Santos Soares declarou aberta a solenidade e concedeu a palavra ao representante do corpo discente, Leandro da Silva Vitoriano.

O representante discente lembrou as dificuldades que os estudantes passam. “Muitos desistiram e outros estão pelo caminho, mas na verdade, poucos sabem o que passamos as longas madrugadas de estudos, a distância da família, as longas estradas que percorremos, as dificuldades e necessidades financeiras, da simples falta de dinheiro para tirar xerox, comer”, falou também sobre a resistência que os formandos da Feclesc representam. “Nós resistimos às piadas por sermos pobres, o “mimimi” sobre as cotas raciais, aos discursos reacionários de uma elite truculenta e sanguinária, segundo o sociólogo Jessé de Souza, e sua falaciosa meritocracia. Somos os filhos e filhas dos agricultores, dos garis, das faxineiras, do pedreiro, do motorista e da mãe solteira. Por isso, a eles, os nossos maiores inspiradores, dedicamos nossas histórias de resistências”, e finalizou desejando que as histórias dos concludentes sirvam de exemplo para outros. “Que nossa história ensine a outros jovens pobres a resistirem. Avante companheiros, avante que nossa luta apenas está começando”.

Após o discurso de Leandro foi a vez do orador docente ter a palavra. Professor Makarius começou seu discurso falando sobre a beleza do luar do sertão. “Todos nós aqui já vimos a Lua no céu do Sertão. Lembrem, nessa visão, do vento agradável e o ar puro, das poucas luzes da cidade, do canto dos pássaros noturnos, dos sapos e rãs na algazarra das lagoas, de uma boa conversa com amigos nas calçadas das casinhas, do abraço dos namorados, das raposas sorrateiras atravessando as estradas de terra… quanta vida há por debaixo da luz do luar!” e fez uma analogia sobre os formandos serem os astronautas do saber “Professoras e Professores! Agora vocês terão grande responsabilidade de pilotar uma nave. Como vocês farão essa viagem só depende de vocês. Lembrem que seus passageiros serão seus alunos no futuro próximo. As várias naves que vocês pilotarão certamente terão problemas. As vezes serão naves velhas, com computadores não tão velozes, com tripulação cansada. Mas não esqueçam de seus passageiros. Eles precisarão de seu esforço na viagem pelo universo do conhecimento. Sua habilidade será crucial em evitar as dificuldades e manter sempre acesa a chama da curiosidade. Com a colaboração de vocês poderemos fazer uma educação de qualidade e promover aos nossos viajantes uma vida mais plena e justa.”

Após a entrega da Ata ao vice-reitor, a concludente Marilha Barros Bezerra da Silva realizou a leitura do juramento oficial. O presidente da cerimônia entregou os diplomas aos graduandos e realizou seu discurso lembrando que “a Universidade Pública é responsável por mais de 90% da produção de conhecimento científico do País.”

A cerimônia contou ainda com uma homenagem dos alunos do Curso de História a João Antonio Araújo Mateus, falecido em 07 de agosto de 2016, que estaria colando grau nesta solenidade.

Fonte: Assessoria Feclesc