FECLESC comemora 32 anos de fundação

27 de abril de 2015 - 16:05

alt

Dia 28 de abril marca o aniversário da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Quixadá, que este ano comemora 32 anos de fundação.

O diretor da Faculdade, Jorge Alberto Rodriguez, faz um breve histórico da unidade acadêmica e mostra a força e o vigor da FECLESC.

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) foi criada em 1976, como resultado da luta e mobilização da sociedade quixadaense e do sertão central. Passou a fazer parte da UECE em 1983, com a implantação dos cursos de Pedagogia, Ciências e História, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação em 1988.

A FECLESC ocupa lugar de destaque na Região Central do Estado do Ceará e no Maciço de Baturité. Atualmente conta com oito cursos de graduação: Pedagogia, História, Letras (Português e Inglês), Química, Matemática, Física e Ciências Biológicas. A Feclesc, ao longo de sua existência, já formou mais 1700 profissionais na área da docência e abriga hoje cerca de 1.300 alunos dos cursos de graduação incluindo os da pós-graduação.

O corpo docente é formado hoje por 82 professores, dos quais 59 são efetivos e 23 substitutos. Dentre os docentes do quadro, a FECLESC conta com 39 doutores e outros sete que estão afastados cursando doutorado, 14 mestres, os outros são especialistas e graduados.

Nos últimos anos, parte deste grupo de mestres e doutores tem dado uma enorme contribuição na produção de conhecimento nas mais diversas áreas. Criamos quatro Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, temos aprovado considerável número de projetos de pesquisa, de iniciação científica, de extensão, dentre outros.

Nas Semanas Universitárias da UECE, que acontecem anualmente, por exemplo, temos sempre considerável número de trabalhos aprovados, mérito de nossos alunos e professores; da mesma forma na seleção de projetos IC/UECE e FUNCAP. A FECLESC é uma das unidades do interior que tem mais projetos aprovados.

Temos, também, no momento dois projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de Matemática, Física e Química, cada um com 20 bolsas para estudantes e para os respectivos coordenadores.  A produção bibliográfica de nossos professores é também bastante rica. Segundo levantamento, temos mais de 25 livros produzidos por docentes desta Faculdade.

Para realização das nossas atividades contamos com os seguintes recursos de apoio:

25 salas de aula;

38  computadores da Faculdade e de projetos distribuídos nos diversos setores;

11 notebooks da Faculdade e de projetos disponíveis para o uso acadêmico dos professores;

20 aparelhos de data show da Faculdade e de projetos disponíveis para o uso acadêmico dos professores, sendo sete fixos em auditórios e salas de aula e especiais;

7 televisores disponíveis para o uso acadêmico dos professores (pouco usados);

Biblioteca climatizada;

Auditórios climatizados: Cego Aderaldo, Rachel de Queiroz e Salão Azul;

Equipamento de videoconferência instalado;

Cinco salas do pavimento superior em construção;

Conclusão da urbanização do estacionamento e reforma da sala Pós-Graduação;

Uma van de 15 lugares para apoio a aulas de campo e outras atividades da Faculdade;

Projeto de construção do Restaurante Universitário em elaboração com previsão de inicio para 2015;

Demanda de elaboração de projeto para construção de auditório com recursos de emenda parlamentar, com ofício encaminhado.