Feclesc, 33 anos na vida da população de Quixadá

28 de abril de 2016 - 12:09

Ao completar 33 anos nesta quinta-feira,28 de abril, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) mostra que não foi em vão a luta e mobilização da sociedade quixadaense e do Sertão Central em prol de uma instituição que oferecesse ensino superior público e de qualidade para a população, em 1976, quando Fundação Educacional do Sertão Central (Funesc) e tendo como presidente o professor Luiz Oswaldo SantIago Moreira de Souza, e em 1983, quando passa a fazer parte da estrutura multicampi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), já como Feclesc.

Hoje, a Feclesc oferece os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Física, História, Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Inglesa, Matemática, Pedagogia e Química. Além de oferecer cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu (especialização), a Faculdade vem se destacando ao ser a pioneira na região com os cursos stricto sensu (mestrado), são eles: Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie) que em parceria com a Fafidam, unidade da Uece em Limoeiro do Norte, foi o primeiro mestrado acadêmico da Uece no interior; polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF); Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) e polo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Seu potencial de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação se deve aos 86 professores, 30 servidores, 1.119 alunos matriculados e por ter formado 1.993 profissionais para as regiões do Maciço de Baturité, Sertão Central e Sertão de Canindé. Coloca-se como a instituição pioneira no ensino superior que tem sabido cumprir a sua função social ao permitir outras oportunidades formativas aos habitantes de uma região historicamente castigada pelo flagelo da seca e da pobreza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Feclesc