FCT e Funcap assinam memorando para instalação de polo do Air Centre no CE

23 de fevereiro de 2018 - 16:50

alt

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) assinaram memorando de entendimento para instalação de um polo do Atlantic Internacional Research Centre – Centro de Pesquisa Internacional sobre o Atlântico (Air Centre) – no Ceará. A assinatura ocorreu na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na manhã desta sexta-feira (23/02).

alt

A organização multilateral, a ser sediada nos Açores, terá como objetivo pesquisar mudanças climáticas, sistemas de energia, ciências espaciais e de dados no Oceano Atlântico. Além de Brasil e Portugal, manifestaram interesse em participar do Air Centre Angola, Cabo Verde, Espanha, Nigéria, Uruguai e a Região Autônoma dos Açores.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, ressaltou a importância da parceria firmada. Nós nunca demos a devida importância à compreensão de que a influência do clima (no Nordeste) depende mais do Oceano Atlântico ao sul do Equador que do Oceano Pacífico, avaliou. Para ele, por ser a maior economia do Atlântico Sul, o Brasil tem uma responsabilidade histórica, técnica, científica e econômica nessa área de pesquisa.

alt

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o Air Centre vai examinar uma parte significativa do Atlântico, que tem um potencial de geração de riqueza extraordinário. Ele ainda ressaltou o empenho do Governo do Estado em aumentar os investimentos em ciência e tecnologia, com previsão de aplicar R$ 2 milhões nos próximos dez anos na área.

O presidente da FCT, Paulo Ferrão, anunciou que nove projetos de cooperação que envolvem pesquisadores cearenses e portugueses foram selecionados em edital lançado pela instituição – que, além de Ceará e Portugal, contemplou São Paulo. O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, comemorou o resultado e informou que cerca de R$ 6 milhões devem ser investidos nesses projetos, com recursos cearenses e do governo português. É um belíssimo início para a gente abrir essa frente de cooperação internacional com Portugal, comentou o gestor, projetando que novas parcerias serão firmadas no futuro.

alt

A Uece sedia, ao longo do dia, workshop com o tema “Convergência das Ciências do Espaço, Oceano, Energia e Clima no Atlântico Equatorial – Contribuições para o Air Center”. Durante o encontro, o presidente da Comissão Executiva e coordenador da Comissão Instaladora do Air Centre, António Sarmento, apresentou o histórico da formação do instituto e afirmou que o mundo tem se preocupado, cada vez mais, em entender a relação entre oceano e atmosfera e como isso influencia nas alterações climáticas.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Uece, pelo Air Centre e pelo Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco). Durante a programação, pesquisadores de diversas áreas apresentam dados sobre ciência e tecnologia espacial e do ambiente, além de debater sobre o Atlântico Equatorial. Ao final do workshop, será assinada a Carta de Fortaleza, que resumirá as principais deliberações extraídas das discussões.

alt

Também participaram do workshop o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da Uece, Vladimir Spinelli; o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Cláudio Ricardo Gomes de Lima; além de pesquisadores e representantes de diversas áreas e instituições que pesquisam sobre o clima.