Fazenda da Favet recebe alunos de Zootecnia do IFCe de Crateús para curso

23 de janeiro de 2015 - 14:15

Foto: Professora Gyselle Aguiar

Treze alunos do curso de Zootecnia, do Campus de Crateús do Instituto Federal de Tecnologia do Ceará (IFCe), participaram do Curso Prático de Inseminação Artificial (IA) em Bovinos, realizado no período de 15 a 17 de janeiro, na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accyoli de Vasconcelos, da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada em Guaiúba (CE).

O curso foi ministrado pelos instrutores Maurício Vieira,  Camila Goersch e Francisco das Chagas Nunes Rodrigues, médicos veterinários da UECE, e teve o propósito de capacitar os alunos nas atividades que envolvem o processo de inseminação artificial. O curso deu ênfase à teoria e, destacadamente, o aprimoramento técnico nas atividades práticas. Além da IA, os participantes tiveram práticas de vermifugação e casqueamento de caprinos.

De acordo com a professora Gyselle Aguiar, que é médica veterinária e acompanhou os 13 alunos, juntamente com o professor Jefté Silva, a parceria entre o IFCe e a Favet possibilitou custos acessíveis, favorecendo a participação dos alunos. A Favet, dirigida pelo professor Célio Pires, disponibilizou toda a estrutura e equipamentos de alojamento, refeitório, salas de aula e instalações para a realização do curso.