Favet/Uece promove palestra sobre prevenção e controle da raiva animal

19 de dezembro de 2016 - 13:17

 

A Faculdade de Veterinária da Uece (Favet) realiza nesta terça-feira (20), às 9h, no Auditório Central, Campus Itaperi, palestra, aberta ao público, sobre prevenção e controle de raiva animal.

O evento terá a frente o coordenador da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos do Município de Fortaleza, Nélio Batista de Morais, e a coordenadora do Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Naylê Francelino Holanda Duarte.

A palestra faz parte das ações da Favet, em parceria com a Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos de Fortaleza, para o planejamento de ações de prevenção e controle da doença.

A raiva é uma zoonose, caracterizada clinicamente por uma encefalite aguda, causada por vírus e quase invariavelmente fatal. A cidade de Fortaleza completou, em 2016, treze anos de controle da raiva urbana. Nesse período foram identificados três morcegos positivos para raiva.

Os principais transmissores no mundo são: o cão e o gato, nos espaços urbanos; quirópteros (morcegos) em áreas rurais, urbanas e silvestres e canídeos silvestres, destacando-se, raposas e guaxinins, como também marsupiais e primatas calitriquídeos (sagui) com ênfase ao estado do Ceará e o estado do Piauí.