Favet/Uece comemora o dia do Médico Veterinário com grandes eventos

16 de setembro de 2019 - 11:51

No dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 09 de setembro, o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), localizado no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), completou três anos de existência. Na ocasião foi realizada solenidade de inauguração do Laboratório de Patologia e Medicina Veterinária Legal (LPMVL) que está sob a chefia do professor Paulo de Oliveira Bersano.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, por ocasião da solenidade de entrega de placas comemorativas, destacou “que a história de três anos do HVET foi antecedida por oito anos de obra e mais de 30 anos de sonho, e que hoje o sonho está de pé, atendendo às missões de formação profissional, de formação de pesquisadores e de prestação de serviços de extensão à comunidade”. Enquanto isso, “a FAVET ajudou a criar a Uece, em 1975, com mais cinco grandes escolas, durante décadas foi a única do Ceará, formando gerações e gerações de veterinários, então, quando deixamos de ser a única, continuamos formando veterinários e passamos a formar formadores de mais veterinárias, nas novas escolas que foram surgindo”. “Nos últimos 15 anos a FAVET incorporou a Fazenda Guaiuba, verticalizou sua formação, da graduação ao Pós-doutorado, passando pela graduação, as Especializações, a novíssima Residência e o Mestrado e Doutorado, que compõem um Programa nota 6”. “A FAVET vem inventando e se reinventando, como ajudou a inventar e ajuda a reinventar a Uece”.

Em sua fala, na inauguração do Laboratório de Patologia, o vice-reitor, Hidelbrando Soares ressaltou que, na Uece, “sempre começamos tudo nas condições que estão postas e a história vem mostrando que, pela competência articulada de estudantes, professores e gestores, isso tem apresentado resultados extremamente positivos. Nestes três anos temos funcionando a ala de clínica e cirurgia de pequenos animais e temos a ala de clínica e cirurgia de grandes animais como o maior desafio agora, e vamos ter sucesso nisso. Pela equipe que comanda a FAVET e o HVET desenvolvemos um respeito especial, ao longo do tempo de construção do prédio do HVSBCT e da construção, junto ao Governo do Estado, das condições de sustentabilidade do custeio. Parabéns”.

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Uece (PPGCV) foram homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, em comemoração ao dia do médico veterinário, no mesmo dia: Vicente José Freitas, José Ricardo de Figueiredo, Célio Pires Garcia, Isaac Neto Goes e Lúcia Daniel da Silva.

Segundo o diretor do HVSBC, Dárcio Ítalo Teixeira, o equipamento tem contribuído decisivamente para a formação plena dos estudantes, além de produzir boa ciência e prestar relevantes serviços à comunidade.

Atendimentos do HVSBC:

Consultas: 14.831
Cirurgias: 1.115
Ultrassom: 181
Raio-X: 1.252

Consultas: 16.635
Cirurgias: 4.196
Ultrassom: 1.486
Raio-X: 1.558

2019 (até julho)
Consultas: 8.395
Cirurgias: 1.143
Ultrassom: 1.486
Raio-X: 949

O diretor da Faculdade de Veterinária, Nailton Bezerra, que acompanhou de perto todos os eventos de comemoração que foi encerrada, no ultimo sábado, 14 de setembro, “simultaneamente aconteceram a Semana da Veterinária (SEMAVET), com 500 participantes, e os Jogos Veterinários, envolvendo Uece, Faculdade Leão Sampaio, Faculdade de Juazeiro do Norte, Fatene, Fametro e Uninassau, na disputa de quatro modalidades, Futsal, Volley, Basquete e Handebol, tanto por equipes masculinas como femininas.

Estavam presentes na inauguração do Laboratório de Patologia Animal, além do reitor, Jackson Sampaio e do vice-reitor, Hiedelbrando Soares; os pró-reitores de Planejamento, Fernando Antonio Alves; de Graduação, Monica Cavaignac; de Extensão, Fernando Roberto Silva; o diretor da Faculdade de Veterinária, Nailton Bezerra; o diretor do Hospital Veterinário, Dárcio Teixeira; do coordenador da Clinica de Pequenos Animais, Odanir Moreira; dos professores, Vicente José Freitas; do coordenador do curso de Graduação, Isac Neto; do vice-coordenador, Airton Alencar; Lineuda Murta; Ricardo Figueiredo; Fátima Texeira; Geraldo Juarez de Sousa; da secretária da FAVET, Amanda Amâncio; dos novos residentes; demais professores, servidores e convidados.