FAVET realizará evento pioneiro em saúde pública animal

9 de outubro de 2014 - 10:27

Evento pioneiro no Estado que lançará soluções para o problema de saúde pública resultante do abandono de animais nas ruas, especialmente gatos, será realizado sexta-feira, dia 10, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trata-se de palestra do Projeto de Extensão Animus – Educação Humanitária, coordenado pela professora da Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET), Adriana Pinho Pessoa.

O projeto apresenta o movimento da CEVD – Captura, Esterilização, Vacinação e Devolução – para controle populacional de animais abandonados nas ruas e de zoonoses em massa. Para falar sobre este tema, participará a coordenadora do Projeto Felinos Urbanos, Otávia Mello, que realiza a ação com êxito em São Luís (MA). Ela é pioneira no Brasil com treinamento internacional em CED – Captura, Esterilização e Devolução. Sua experiência em São Luís acrescentou a vacinação, o “V”, ao método.

O evento da UECE também contará com a participação do veterinário Reginaldo Pereira, especialista em felinos. As palestras são abertas a todos os interessados, especialmente estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e também voluntários no movimento de proteção animal, sejam por meio das organizações não-governamentais (ONGS) sejam com atuação individual.

De acordo com Adriana Pinho, o projeto de extensão Animus – Educação Humanitária: aprendendo sobre bem-estar animal, zoonoses e guarda responsável tem como missão formar cidadãos e promover mudanças na atitude das pessoas, por meio de atividades educativas direcionadas aos estudantes e funcionários da UECE, comunidade e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Conforme avalia a coordenadora do Projeto Animus, o movimento de proteção animal no Estado vem crescendo e ganhando mais força a cada dia. “Frequentemente surgem mais pessoas sensíveis aos sofrimentos dos animais não humanos e nosso projeto tem a função essencial na conscientização através da educação humanitária. Existem vários grupos e ONGs trabalhando no resgate, tratando, esterilizando e disponibilizando para adoção cães e gatos em situação de risco na cidade de Fortaleza em especial”, observa ela.

Fonte: Diário do Nordeste