FAVET realizará evento educativo sobre leishmanioses

22 de outubro de 2012 - 10:55 #

Na próxima sexta-feira (26/10), a Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizará, das 8h às 11h, em frente do Auditório Central, um movimento que tem por objetivo informar tanto a comunidade ueceana como a população do entorno do Campus do Itaperi, sobre Leishmanioses Caninas, através da distribuição de folders, folhetos e conversas com as pessoas interessadas. O nome popular de uma das formas de Leishmaniose é calazar.

Há dois anos a FAVET realiza este tipo de evento educativo, que tem à frente a professora Verônica Campello com o apoio dos alunos do sexto semestre do Curso de Veterinária. Os parceiros da iniciativa são o Mestrado de Saúde Animal da FAVET, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Fortaleza, Avipec, empresa de produtos veterinários, e Laforvet, laboratório veterinário.

Além de conscientizar sobre a doença, a iniciativa visa também despertar nos alunos da FAVET a importância do seu papel social na comunidade em questão inseridos – levando informações sobre doenças animais e promover a compreensão sobre educação básica em saúde.

No dia do evento, técnicos do CCZ coletarão material (sangue) de caninos para exame de diagnóstico de Leishmaniose. Os proprietários podem trazer seus animais para fazer o teste, mas depois terão que se dirigir ao CCZ para receber o resultado.

Vale salientar que a FAVET tem uma clínica veterinária de atendimento a pequenos animais, mas não faz exame para Leishmanioses, cabendo à CCZ fazê-lo.

Mais informações: FAVET: (85)3101-9845, Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza: (85)3131 7846

Mais informações sobre o evento educativo, pelos telefones: 8877 7643, 3224 7643 e 3101.9833, com Joélia.

SAIBA MAIS SOBRE LEISHMANIOSE

A leishmniose visceral canina é uma zoonose popularmente conhecida como calazar. Ela acomete cães e seres humanos. Seu causador é o protozoário Leishmania chagasi e seu vetor de transmissão é o inseto da espécie Lutzomyia longipalpis conhecido como mosquito-palha.

Sintomas nos cães:

• Apatia e anemia;

• Queda de pelo;

• Crescimento das unhas;

• Emagrecimento progressivo;

• Aumento da região abdominal;

• Feridas que não cicatrizam;

•Ferimentos ao redor dos olhos e nas orelhas.

Sintomas nos humanos:

• Febre prolongada;

• Tosse seca;

• Emagrecimento;

• Fraqueza;

• Feridas que não cicatrizam;

• Aumento da região abdominal;

• Diarréia.

DEVER DO PODER PÚBLICO:

• Realizar o controle do inseto;

• Garantir o diagnóstico e tratamento dos humanos;

• Investigar casos suspeitos da doença em humanos;

• Fazer exames sorológicos para o diagnóstico dos cães;

• Responsabilizar-se pela conduta dos casos caninos.

DEVER DO CIDADÃO DONO DO CÃO:

• Evitar o acúmulo de matéria orgânica em seu quintal, como restos de comida, montes de folhas ou fezes de animais;

• Garantir o bem estar dos animais;

• Não jogar lixo em terrenos baldios;

• Vacinar seu cão; LEVAR AO VETERINÁRIO PERIODICAMENTE, NÃO SÓ QUANDO SUSPEITA DE DOENÇA.

• Usar em seu cão produtos veterinários destinados a repelir o mosquito (coleiras, sprays, xampus…).