Favet completa 55 anos de fundação nesta sexta-feira (23/03)

23 de março de 2018 - 16:25

alt

A Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) alcança, nesta sexta-feira (23/03) a marca de 55 anos de fundação. Durante evento comemorativo realizado na manhã de hoje no auditório Paulo Petrola, o diretor da Favet, Nailton Bezerra Evangelista, afirmou que o objetivo para os próximos anos é “alcançar as notas máximas (nas avaliações), tanto na Graduação como Pós-Graduação”. Para isso, a Faculdade tem incentivado os projetos de pesquisa na Pós e aperfeiçoado o projeto Político-Pedagógico do curso de Graduação.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) possui nota 6 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – o que coloca o Programa entre os melhores na área de Medicina Veterinária, apresentando a melhor colocação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

alt

Segundo o chefe de Gabinete da Reitoria, Francisco Edmar Pereira Neto – representando o reitor Jackson Sampaio na solenidade -, “a importância da Favet se faz presente tanto na quantidade como na qualidade dos profissionais de Medicina Veterinária no Ceará, atuando nas áreas de saúde animal e vigilância sanitária.” Ele ainda enalteceu a participação da Favet no desenvolvimento de novas tecnologias, inclusive com patentes já registradas.

O vice-diretor da Favet e diretor do Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso, Dárcio Ítalo Alves Teixeira, informou que há perspectiva de que a residência em Medicina Veterinária da Uece seja implantada em 2019. Ele ainda ressaltou os avanços ocorridos nos últimos anos no Hospital Veterinário, que hoje conta espaço para atendimento clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRVM-CE), Célio Pires Garcia, avaliou que a “aplicação de tecnologia na pecuária do Ceará deve muito a nossa Favet.” Como exemplo, ele citou o fato de, apesar de ter passado por cinco anos consecutivos de seca, o Estado possui três dos maiores produtores de laticínios do Nordeste. Para o ex-reitor da Uece e presidente da Academia Cearense de Medicina, Manassés Claudino Fonteles, a Favet “foi uma das sementes que plantamos que vingou com todo viço.”

alt

Durante o evento, 24 professores foram homenageados com placas comemorativas, grupos culturais fizeram apresentações, além da degustação de produtos alimentícios produzidos na Favet.

Participaram ainda das comemorações o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Inácio Arruda; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, Nukácia Meyre Silva Araújo; o coordenador de Graduação da Favet, Isaac Neto Goes da Silva; a representante da coordenação de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Maria Fátima da Silva Teixeira; a presidente da Academia Cearense de Medicina Veterinária, Nilza Saraiva; a integrante da Secitece Nágila Drummont; além de professores, servidores, pesquisadores, alunos e médicos veterinários.