Favet completa 54 anos e comemora nesta quinta-feira, dia 23

22 de março de 2017 - 14:41

A Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), celebra nesta quinta-feira, dia 23 de março, seus 54 anos de fundação. A ocasião será comemorada com a celebração de Missa e muitas homenagens, com a presença dos primeiros médicos veterinários formados pela Favet. O evento acontecerá a partir das 9h30, no Auditório Central, Campus Itaperi.

alt

A Favet foi instalada inicialmente no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Departamento de Biologia da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas. No ano anterior, em 1962, a Faculdade de Veterinária fora criada, na forma de lei, resultado do idealismo de um pequeno grupo de médicos veterinários, liderado por Sylvio Barbosa Cardoso.

Em 1965, a Favet foi transformada em autarquia estadual vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Com a criação da Universidade Estadual do Ceará, em 1975, a autarquia foi extinta e a Faculdade foi incorporada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A partir de 1996, com a chegada de diversos docentes titulados em diferentes áreas, tornou-se imprescindível uma mudança estrutural no curso, a qual ocorreu somente em 1999 na gestão do reitor Manassés Claudino Fonteles e do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa José Jackson Coelho Sampaio.

Em 1999, sob a coordenação do Dr. José Ferreira Nunes, o curso foi denominado Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias. Em 2000 foi criada a primeira turma de Doutorado e, logo em seguida, a CAPES aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV).

Em 2011, foi instalada a Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accyoli de Vasconcelos, no município de Guaiuba. E, mais recentemente, em setembro de 2016, foi instalado na Uece o Hospital Veterinário, o maior do Norte e Nordeste do país.

São muitos anos e muitas conquistas a serem celebradas. Com isso, a Direção da Favet convida toda a comunidade da Uece a se fazer presente no evento de comemoração.