Falece Doutor Honoris Causa pela UECE pioneiro nas pesquisas sobre diabetes

7 de fevereiro de 2014 - 12:22

Dezenove dias depois de completar 93 anos de idade, o professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, Joseph Larner faleceu. Em 2000, ele recebeu o título de Doutor Causa da Universidade Estadual do Ceará.

Pioneiro nos campos da farmacologia e bioquímica, o professor Larner dedicou sua carreira científica à pesquisa sobre os mecanismos da ação da insulina, com o objetivo de desenvolver melhores tratamentos para diabetes. O que lhe rendeu a Medalha Banting, a mais alta honraria dada pela Associação Americana de Diabetes, em 1987.

Dois de seus discípulos, no Departamento de Farmacologia, da Universidade de Virgínia, foram agraciados com o Prêmio Nobel: Alfred Gilman, em 1994, e Ferid Murad, em 1998.

O professor Manassés Fonteles, ex-reitor da UECE, foi orientando do professor Larner, no Departamento de Farmacologia e Medicina Clínica da Universidade de Virgínia, no período de 1991 a 1992.

“Desde aquele tempo, que foi meu último período sabático, mantivemos uma colaboração permanente. A morte dele me abalou muito”, disse o ex-reitor, que acaba de ser contemplado pelo CNPq com recursos para continuar sua pesquisa, junto com o professor Nilberto Falcão, também da UECE, sobre os receptores de insulina.

Nascido na Polônia, Joseph Larner chegou nos Estados Unidos com nove meses de vida, de navio, com seus pais. Graduou-se pela Universidade de Michigan, fez mestrado na Escola de Medicina de Columbia, da Universidade de Illinois e doutorado na Universidade de Washington.