Fafidam/Uece inicia o semestre 2019.1 com a I Semana Pedagógica

5 de julho de 2019 - 10:19 #

No período de 24 a 28 de junho, a Faculdade Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), em Limoeiro do Norte, realizou a I Semana Pedagógica, na primeira semana do semestre letivo 2019.1, com o tema “Pensar a universidade e a docência: o currículo em debate”. Entre as atividades, foram realizadas aula magna, oficinas, atividades culturais e palestras/mesas redondas, acolhimento aos estudantes, reunião de planejamento dos colegiados.

Além de atividades internas de cada curso, de acolhimento aos seus estudantes calouros e veteranos, na terça (25), aconteceram rodas de conversa e oficinas abertas à participação de todos os cursos, como, por exemplo, a roda de conversa sobre Educação e Democracia, realizada pelo professor do curso de Pedagogia, Alisson Duarte, seguida de três oficinas: Contação de história, com a professora Suzy de Almeida; ABNT, com o bibliotecário Davi Paixão; e Elaboração de Artigo Científico, com o professor Marcos Novaes.

Oficina Contação de Histórias

Oficina ABNT

Entre as atividades propostas, foi realizada também a palestra com a professora do curso de Letras, Ana Maria Pereira Lima, sobre Multiletramentos e Ensino.

Palestra Multiletramentos e Ensino

Houve ainda a Aula Magna “Implicações da BNCC para o currículo das Licenciaturas e para a formação de professores da educação básica”, organizada pela Direção da Fafidam e proferida pela professora do Curso de Ciências Biológicas do campus Itaperi da Uece, Patrícia Limaverde. A mesa de abertura contou com a presença do diretor da Fafidam, João Rameres Regis, da vice-diretora Lucenir Jerônimo, do coordenador do curso de Química, José Auri Pinheiro, e da coordenadora do curso de Geografia, Anezilany Gomes.

Foto da mesa de abertura da Aula Magna

Foto Patrícia Limaverde

Durante sua fala, a professora Patrícia Limaverde apresentou o contexto no qual se encontra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trazendo perguntas e reflexões como “quem?” e “para quê?” os conteúdos foram selecionados, qual organização foi realizada e quais são as propostas de implementação, trazendo assim reflexões críticas sobre as possíveis repercussões para os estudantes, para os professores, para a escola e para a sociedade. Destaca a presente influência de instituições privadas nesse processo. Enfatiza o distanciamento dos contextos sociais, ambientais, culturais, econômicos e políticos de cada estado, cidade e escola, privilegiando a indústria de livros didáticos e o rankeamento de estados, escolas, professores e alunos, por meio de avaliações externas.

Mesa Colóquio

A quarta-feira (26) foi composta por atividades relativas ao “Colóquio Ensino-aprendizagem: entre práticas e experiências docentes”, organizado pelos cursos de História e Ciências Biológicas da Fafidam, cujo objetivo geral foi socializar as potencialidades e desafios nas experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados Obrigatórios, Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) para formação docente.

No período da manhã, os participantes foram organizados em grupos de trabalho e, à tarde, no auditório, foi realizada a mesa redonda com os palestrantes: professor do curso de Física, José Robson Maia, representando o PIBID, a professora do curso de Ciências Biológicas, Danielle Gurgel e o professor da Educação Básica e preceptor do subprojeto do Programa Residência Pedagógica do curso de História, Paulo Draigo Nunes de Freitas, representando a RP, a professora do curso de Pedagogia, Izandra Falcão, representando o estágio supervisionado.

A noite do dia 26 de junho foi celebrada com a arraial “Balbúrdia do Cumpade Matos”, com a participação ativa dos estudantes e professores. Houve apresentação da quadrilha Brilho da Lua, da comunidade Várzea do Cobra, de Limoeiro do Norte/CE, e do sanfoneiro Ailton Lima.

Foto quadrilha Brilho da Lua

Conforme programação da I Semana Pedagógica da Fafidam (PDF), nos dias 27 e 28 de junho, ocorreram atividades internas dos cursos voltados para o acolhimento de estudantes, para a formação, com oficinas e minicursos, e para o planejamento coletivo dos professores.

Fonte: Fafidam/Uece