FAFIDAM tem um novo canal de comunicação

3 de julho de 2014 - 18:25

A matéria abaixo é a primeira do novo site da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro do Norte, lançado oficialmente quarta-feira, dia 2 de julho.

O professor Francisco Antônio, do Curso de História e da Assessoria de Comunicação da FAFIDAM, narra a gênese desta nova mídia da FAFIDAM e homenageia tantos quantos ajudaram e incentivaram na criação desta nova ferramenta de comunicação da Faculdade.

Em 24 de outubro de 2013 foi feita a primeira solicitação ao Departamento de Informática (DI) da Universidade Estadual do Ceará para a criação do Site da FAFIDAM, um projeto que teve início na administração do Prof. Hidelbrando dos Santos Soares (2004-2012), quando criou a Assessoria de Comunicação em 2010. O primeiro passo ou iniciativa foi a criação do blog da FAFIDAM que ocupou a cena nos três primeiros anos de existência da assessoria, revelando-se uma importante ferramenta de comunicação por sua forma dinâmica e facilidade de utilização.

De maio de 2010 até o presente foram feitas 797 postagens no blog da FAFIDAM que resultaram em mais de 339 mil visualizações de página. A postagem mais vista foi A Situação do Negro no Brasil Hoje, publicada em 13 de maio de 2011, com 12.671 visualizações.

No dia 23 de janeiro de 2014 a assessoria de comunicação recebeu um comunicado de Rafaela Gomes da Silva, do Departamento de Informática, com a seguinte informação “Informo que o site da FAFIDAM já está pronto e que gostaria de marcar o treinamento para alimentação do site (…) favor entrar em contato para marcar o dia e hora para o treinamento”. Ficamos felizes com a notícia, mas um pouco apreensivos, pois percebíamos que ainda faltava algo a ser acrescentada naquela primeira proposta. Em uma de nossas passagens pelo Departamento de Informática, surgiram novas ideias para o site, pois sempre muito gentil Rafaela apontou as possibilidades e as limitações do mesmo. Nesse encontro, acabamos fazendo algumas alterações na proposta inicial, o que contribuiu para uma melhoria significativa de seu layout.

Em março deste ano fizemos mais uma solicitação ao Departamento de Informática com as últimas alterações. A partir de então teve início o trabalho de levantamento dos dados para alimentação do site, que só se tornou possível com o trabalho incansável dos bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária, da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, que fazem parte da equipe da Assessoria de Comunicação: Alan Bruno da Silva, do Curso de História, Jaiane Pereira de Alcântara, do Curso de Ciências Biológicas, e Natália Cristina da Silva, aluna do Curso de Letras/Inglês.

As funções que antes eram desempenhadas pelo blog agora serão transferidas para o site da FAFIDAM, que assumirá de agora em diante um novo papel conforme explicitado no post Novidades no Blog da FAFIDAM.

Ademais, ressaltamos que este site, embora tendo um administrador, é uma obra coletiva, principalmente quando se trata de um site de uma instituição de ensino superior como a FAFIDAM, que embora localizada em uma pequena cidade do interior do Estado, reúne alunos e professores vindos de outras cidades do Ceará e de outros estados da federação. Assim, ele deverá atender a essa diversidade e uma das formas de atingir essa missão é a participação. Para isso, uma das ferramentas do site é a possibilidade de envio de sugestões de posts e notícias através de um formulário disponível na aba de Serviços denominado Envie sua notícia.

O site da FAFIDAM disponibilizará conteúdos e informações para o leitor conhecer melhor uma instituição de 46 anos de existência que tem 09 (nove) cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Educação do Campo, Física, Geografia, História, Letras (Inglês e Português), Matemática, Pedagogia e Química. Também possui um mestrado acadêmico – o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) – realizado em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da UECE em Quixadá. Em 46 de história a FAFIDAM formou 4.399 profissionais que atuam, principalmente, em escolas da educação básica das regiões do Baixo e Médio Jaguaribe. Recebe estudantes dos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Jaguaribara e Iracema, além de estudantes do Rio Grande do Norte e de outras regiões do Estado do Ceará.

A Direção da FAFIDAM, representada pelo Prof. Dr. João Rameres Regis e Profa. Dra. Andrea Almeida Cavalcante, diretor e vice-diretora respectivamente, apresenta o site da FAFIDAM à comunidade do Vale do Jaguaribe e espera que esse veículo de comunicação fortaleça ainda mais o papel histórico desta faculdade nas regiões do Baixo e Médio Jaguaribe.

O lançamento oficial do site será feito durante a reunião do Conselho da FAFIDAM nesta quarta-feira (02), a partir da 19 horas, no Auditório da FAFIDAM.

Um agradecimento especial é preciso ser feito. À Assessoria de Comunicação da UECE, pelo incentivo e apoio, mas também pela confiança no trabalho desenvolvido pela equipe de assessoria da FAFIDAM.

Por Francisco Antonio da Silva

Professor do Curso de História da FAFIDAM. Assessoria de Comunicação

FAFIDAM lança site e reestrutura blog