FAFIDAM sediou XIII Encontro Estadual dos grupos PET do Ceará

28 de janeiro de 2014 - 10:59

A 13ª edição do Encontro Cearense dos grupos PET foi realizada na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro do Norte, no período de 25 a 27 de Janeiro.

O Encontro Cearense dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) é um evento que sintetiza discussões de caráter político, administrativo e científico de interesse dos diferentes cursos atingidos por este programa. Surgiu no sentido de valorizar o PET em nível estadual e de organizar e preparar o movimento INTERPET Ceará para os encontros regionais e nacional.

O evento contou com oficinas, mesas redondas, grupos de discussões e de trabalho, apresentação de trabalhos científicos e encerrará com a assembleia geral, envolvendo a participação de alunos/bolsistas do PET dos diversos cursos das universidades estaduais e federal do estado.

O InterPET – Ceará é um movimento organizado pelos 22 Grupos PET do Ceará, que surgiu como estratégia facilitadora para organização das atividades realizadas em conjunto por estes Grupos, bem como para favorecer as discussões sobre os objetivos do PET dentro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.

Segundo a organização do evento o InterPET consiste em um espaço de debates democráticos, com o objetivo de refletir e deliberar, de forma organizada, encaminhamentos e decisões sobres as ações coletivas dos Grupos PETs do Ceará.

A FAFIDAM tem o único grupo PET da UECE no interior do Estado, criado em 1993, no curso de História. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAFIDAM