FAFIDAM sedia Fórum de Educação Superior

23 de agosto de 2013 - 12:50 #

Trabalhar uma lógica de planejamento articulado, cooperativo e com objetivo de fortalecer politicamente a rede de educação superior pública estadual, instalada no interior do estado do Ceará, são algumas das razões pelas quais a Universidade Estadual do Ceará (UECE) vem realizando desde o semestre passado, nos seus diversos campi, o Fórum de Educação Superior.  No dia 20 de agosto foi a vez da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, cidade situada a 194 km de Fortaleza, no Vale do Jaguaribe.

Com a presença de quase 170 participantes, o Fórum foi aberto as 8h30, em solenidade presidida pelo Vice Reitor, professor Hidelbrando dos Santos Soares, no Auditório da FAFIDAM. Além do diretor da FAFIDAM, professor João Rameres Regis, estavam presentes a secretária de Educação de Limoeiro do Norte, professora Conceição Pinheiro, a secretária de Educação de Morada Nova, professora Maria Vieira, os coordenadores da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, CREDE 10 e 11, os professores Elizabeth Araújo e Neirismar dos Santos, respectivamente, e o representante do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), professor Ivan Remígio.

O diretor da FAFIDAM, em seu discurso, falou como foi importante a decisão de Dom Aureliano Matos ter solicitado ao Governador do Estado, na época, o Coronel Virgilio Távora, uma Instituição de Ensino Superior (IES) para a região do Jaguaribe. Ressaltou também quantos filhos de trabalhadores tiveram nesta IES, a possibilidade de crescer e construir sua trajetória profissional, e muitas vezes deixando a região para fazer pós-graduação em outros estados, levando o nome da UECE e, em particular, o nome da FAFIDAM para diversas regiões do país.

A criação do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino, em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), com sede na FAFIDAM, foi destacado pelo professor Rameres como uma das principais conquistas recentes da UECE no seu processo de interiorização, com a possibilidade de ampliar a pós-graduação Stricto Sensu no interior e oferta de mais um Curso de Mestrado Acadêmico, neste caso, em Ciências dos Materiais, com sede na FECLESC. O resultado previsto para divulgação pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é novembro deste ano e a comissão envolvida com a proposta está bastante otimista quanto sua aprovação.

O Vice-Reitor destacou que o país e, em particular, o Ceará experimenta um momento ímpar de interiorização da educação superior, o  que exige dos que coordenam o sistema de educação do Estado do Ceará um diagnóstico preciso desta realidade para, de forma pactuada, planejar o desenvolvimento das Universidades Estaduais neste contexto de interiorização do IFCE e das Universidades Federais.

O Fórum de Educação Superior de Limoeiro do Norte e Região contou com uma programação com várias atividades, destacando o diagnóstico das CREDEs 10 e 11, grupos de discussão e plenária final com a definição das recomendações para o desenvolvimento da Educação Superior para a região do Vale do Jaguaribe.