FAFIDAM e Crede de Russas discutem plano de estágio supervisionado
13 de março de 2014 - 11:33
Foi realizada quarta-feira, dia 12, a reunião de trabalho do CREDE de Russas e a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte, para dar continuidade à parceria entre as duas instituições para o aprimoramento do estágio supervisionado. O encontro, realizado em Russas, contou com a presença da coordenadora da 10ª CREDE, Maria Elizabete de Araújo, e da vice-diretora da FAFIDAM, professora Andrea Almeida Cavalcante.
A vice-diretora da FAFIDAM listou as tarefas assumidas pela instituição na última reunião, que aconteceu em 19 de fevereiro e apresentou a proposta de plano de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura elaborada pelos coordenadores de estágio supervisionado.
A proposta define seis cidades pólo-sede para a realização do estágio supervisionado: Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Jaguaruana, que teria um total de 408 horas/aulas assim distribuídas por atividades:
a) Encontros Teórico-presenciais (30%);
b) Diagnóstico da Escola (10%);
c) Plano de Estágio (5%);
d) Participação no Plano de Aula (5%);
d) Observação (5%);
e) Planejamento de Aula (15%);
f) Regência de Aula (15%);
g) Outras Atividades (5%) e
h) Relatório Final (10%).
A professora Maria Elizabete fez a exposição da proposta elaborada pela CREDE, composta de eixos estruturantes e diretrizes para o estágio docente:
1) Legislação educacional;
2) Instrumentos de Gestão (PLAMETAS, Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Ação, PDDE Interativo);
3) Programas e projetos da escola pública;
4) Estrutura e funcionamento da escola pública;
5) Currículo e Avaliação;
6) Planejamento e uso do tempo;
7) Práticas pedagógicas efetivas;
8) Educação e tecnologia da informação e comunicação;
9) Liderança na gestão da sala de aula, e
10) Convivência e mediação de conflitos.
As diretrizes para o estágio docente, segundo a proposta do CREDE, são compostas de 06 eixos:
1) Conceito e responsabilidades;
2) Articulação entre teoria e prática na formação profissional;
3) Estágio como elemento estruturante do projeto pedagógico dos cursos de graduação;
4) Requisitos formais: seminário, convênio e termo de compromisso;
05) Estudos de Caso e Plano de Ação Educacional como instrumento de formação e intervenção pedagógica, e
6) Procedimentos para acompanhamento e avaliação dos estágios.
Após a exposição vários participantes refletiram sobre as duas propostas e foram tirados alguns encaminhamentos. Um deles foi a necessidade da realização de uma nova reunião para consolidar a proposta final de estágio docente, antes da realização do Seminário de Estágio Docente.
Na primeira semana de abril a FAFIDAM realizará sua reunião interna para discutir as alterações e sugestões. No dia 09 de abril ocorrerá a reunião de consolidação na FAFIDAM para consolidar a proposta de estágio e será marcada a data de realização do seminário.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FAFIDAM