FAFIDAM e Crede de Russas discutem plano de estágio supervisionado

13 de março de 2014 - 11:33

alt

Foi realizada quarta-feira, dia 12, a reunião de trabalho do CREDE de Russas e a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte, para dar continuidade à parceria entre as duas instituições para o aprimoramento do estágio supervisionado. O encontro, realizado em Russas, contou com a presença da coordenadora da 10ª CREDE, Maria Elizabete de Araújo, e da vice-diretora da FAFIDAM, professora Andrea Almeida Cavalcante.

A vice-diretora da FAFIDAM listou as tarefas assumidas pela instituição na última reunião, que aconteceu em 19 de fevereiro e apresentou a proposta de plano de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura elaborada pelos coordenadores de estágio supervisionado.

A proposta define seis cidades pólo-sede para a realização do estágio supervisionado: Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Jaguaruana, que teria um total de 408 horas/aulas assim distribuídas por atividades:

a) Encontros Teórico-presenciais (30%);

b) Diagnóstico da Escola (10%);

c) Plano de Estágio (5%);

d) Participação no Plano de Aula (5%);

d) Observação (5%);

e) Planejamento de Aula (15%);

f) Regência de Aula (15%);

g) Outras Atividades (5%) e

h) Relatório Final (10%).

A professora Maria Elizabete fez a exposição da proposta elaborada pela CREDE, composta de eixos estruturantes e diretrizes para o estágio docente:

1) Legislação educacional;

2) Instrumentos de Gestão (PLAMETAS, Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Ação, PDDE Interativo);

3) Programas e projetos da escola pública;

4) Estrutura e funcionamento da escola pública;

5) Currículo e Avaliação;

6) Planejamento e uso do tempo;

7) Práticas pedagógicas efetivas;

8) Educação e tecnologia da informação e comunicação;

9) Liderança na gestão da sala de aula, e

10) Convivência e mediação de conflitos.

As diretrizes para o estágio docente, segundo a proposta do CREDE, são compostas de 06 eixos:

1) Conceito e responsabilidades;

2) Articulação entre teoria e prática na formação profissional;

3) Estágio como elemento estruturante do projeto pedagógico dos cursos de graduação;

4) Requisitos formais: seminário, convênio e termo de compromisso;

05) Estudos de Caso e Plano de Ação Educacional como instrumento de formação e intervenção pedagógica, e

6) Procedimentos para acompanhamento e avaliação dos estágios.

Após a exposição vários participantes refletiram sobre as duas propostas e foram tirados alguns encaminhamentos. Um deles foi a necessidade da realização de uma nova reunião para consolidar a proposta final de estágio docente, antes da realização do Seminário de Estágio Docente.

Na primeira semana de abril a FAFIDAM realizará sua reunião interna para discutir as alterações e sugestões. No dia 09 de abril ocorrerá a reunião de consolidação na FAFIDAM para consolidar a proposta de estágio e será marcada a data de realização do seminário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAFIDAM