FAFIDAM comemora 48 anos de existência

18 de agosto de 2014 - 12:53

alt

O dia amanheceu ensolarado naquela manhã de 08 de agosto de 1968 indicando que seria mais um daqueles dias quentes e com pouca circulação de ar, típico da região semiárida nordestina. No entanto, o calor e a ansiedade visível na fisionomia daquelas mulheres e homens, que pareciam não acreditar na grande obra que estavam ajudando a construir, não eram empecilhos para os preparativos para a Aula Inaugural da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, ministrada pelo historiador Raimundo Girão, Secretário de Cultura do Estado do Ceará.

Em sua sala, o diretor da FAFIDAM, Cônego Misael Alves de Sousa, percorria em suas reminiscências a trajetória para a consecução daquele projeto educacional, a primeira faculdade do interior do estado do Ceará, localizada na região do Vale do Jaguaribe. Lamentou a ausência de Dom Aureliano Matos, primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, o grande articulador do projeto. Dom Aureliano faleceu cerca de um ano antes da inauguração da FAFIDAM, no dia 19 de agosto de 1967.

Em 19 de agosto de 1966, através da Lei n. 8.557, foi criada a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos. Estruturada como Autarquia Estadual em janeiro de 1967, pela da Lei nº. 8.716, a FAFIDAM possuía autonomia administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar, comum a outras instituições de ensino superior à época, no Ceará, como a Faculdade de Filosofia do Ceará, a Escola de Administração e a Escola de Veterinária do Ceará.

A abertura dos cinco primeiros cursos de Licenciatura – Letras, Pedagogia, Geografia, História e Matemática – foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº. 425, em 1968. Aos 08 de novembro de 1967, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o Decreto nº. 8.295, que permitiu a abertura das inscrições para o 1º Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso no Magistério Superior de profissionais que formariam o corpo docente da FAFIDAM.

A realização de seu primeiro Vestibular deu-se no período de 03 a 05 de janeiro de 1968. A aula inaugural, proferida pelo historiador Raimundo Girão, então Secretário de Cultura do Ceará, ocorreu no dia 08 de agosto de 1968, contando com a presença do Reitor da Universidade Federal do Ceará, além de Secretários de Estado, da Congregação da Faculdade de Filosofia do Ceará e Prefeitos dos municípios que compõem a região do Vale Jaguaribe.

Em 1973, a FAFIDAM passou a ser mantida pela Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE, criada pela Lei nº. 9.753, de 18 de outubro de 1973, que extinguia as Autarquias Estaduais de Educação. A partir de 1981, é integrada à Universidade Estadual do Ceará – UECE, por parecer do Conselho Federal de Educação, passando a obedecer ao Regimento Interno desta Universidade.

A criação da FAFIDAM foi objeto de apreciação da Comissão Verificadora do antigo Ministério da Educação e Cultura no ano de 1973, quando do reconhecimento de seus cursos de graduação. No relatório da referida comissão há a seguinte passagem que destaca muito bem o que representa a FAFIDAM para o povo cearense: “Causou-me viva impressão o que os nossos olhos viram e o que o nosso espírito sentiu, ao contemplarmos o milagre de uma semente sã, lançada em fértil solo, cultivada por mãos de peritos da causa da Educação, germinar no sertão cearense (…).”

Em 1983 foi criado o Curso de Licenciatura Curta em Ciências como uma extensão do Curso de Ciências ministrado no Centro de Ciência e Tecnologia da UECE. Em 1994 foi criado o Curso de Ciências com Habilitações para o Ensino Fundamental, nas áreas de Matemática/Ciências, e para o Ensino Médio, nas áreas de Física/Matemática e Química/Biologia.

Posteriormente o Curso de Licenciatura em Ciências desdobrou-se em quatro novos cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química.

alt

O texto acima narrando a história da FAFIDAM encontra-se no site da Faculdade.

Quarenta e oito anos depois, a FAFIDAM oferece nove cursos de graduação, um mestrado, conta com 1,6 mil alunos, pouco mais de cem professores e 32 funcionários.

Segundo o diretor da FAFIDAM, professor João Rameres Régis, os cursos da Faculdade estão agrupados por áreas: Ciências da Natureza, que englobam Matemática, Química, Física e Ciências Biológicas; e Humanas, com História, Geografia, Pedagogia, Letras Português e Letras Inglês. Todos juntos contam com cerca de 1.6 mil alunos.

Além de cursos de graduação, a unidade acadêmica mais antiga da UECE oferece também o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), e dispõe ainda da Licenciatura em Educação do Campo, o Procampo.

Em outubro, como ressalta o professor Rameres, termina a construção do Restaurante Universitário e há indicativo para entrar em funcionamento em 2015 e está aguardando a liberação dos recursos oriundos de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para construção de seus laboratórios.

Parabéns à FAFIDAM!