FAFIDAM começa a celebrar 45 anos de fundação em agosto

31 de julho de 2013 - 11:38

As comemorações dos 45 anos da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte , começarão no dia 8 de agosto com uma missa em Ação de Graças e no dia seguinte, 9, haverá uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte.

 

A FAFIDAM tem por objetivo formar profissionais para atuarem na Educação Básica, atendendo assim aos anseios da população do Baixo e Médio Jaguaribe. Assim, desde a sua implantação, estrutura cursos de licenciatura plena em áreas diversas do conhecimento, visando à formação de professores atuantes em diferentes funções no âmbito das instituições educacionais da região jaguaribana.

 

A abertura dos cinco primeiros cursos de Licenciatura – Letras, Pedagogia, Geografia, História e Matemática – foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº. 425, em 1968. Aos 08 de novembro de 1967, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o Decreto nº. 8.295, que permitiu a abertura das inscrições para o 1º Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso no Magistério Superior de profissionais que formariam o corpo docente da FAFIDAM.

 

Em constante crescimento e expansão de suas atividades a FAFIDAM se estrutura em 2013 com os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras Português e Língua Inglesa, Matemática, Pedagogia, Química e Educação do Campo, em convênio com o MEC/FNDE/SECADI/ PROCAMPO, sendo a maior unidade da UECE instalada no interior do Estado do Ceará.

 

A FAFIDAM também conta com o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da UECE em Quixadá.