Faec/Uece desenvolve projetos para deficientes auditivos

26 de setembro de 2016 - 12:28

O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro. Oficializada pela Lei Federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, a data lembra a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo Ernest Huet, da França, a vir ao Brasil lecionar aulas para crianças surdas. Desde então a data representa uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva.

O surdo é aquele que tem perda auditiva, e ela pode ser completa ou apenas parcial. Pode ser causada por diferentes motivos, como a idade, doenças, traumas e outros. Mas existem também crianças que já nascem com a surdez.

As pessoas surdas contam com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como direito conquistado pela Lei Federal nº 10.436/2002, que a reconhece como meio legal de comunicação e expressão e aceita como segunda língua oficial brasileira.  A Libras é a língua natural usada pela maioria dos surdos do Brasil e adquirida de forma espontânea pelos surdos, é uma língua pronunciada pelo corpo e percebida pela visão.

Em diversos recantos do país, surdos, familiares e profissionais envolvidos com a luta deste público vão conquistando espaços e mostrando a sociedade que precisamos abolir as barreiras e garantir direitos promovendo a inclusão de todos.

A Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), reconhecendo o seu papel social, em parceria com a E.E.F.M. Lourenço Filho, vem desenvolvendo os projetos “Surdez e Inclusão Social: os desafios no ensino de Química aos profissionais e a educação nos sertões de Crateús-Ce”, “Repensando a Educação para Alunos Surdos em Crateús-Ce” e o “Curso Básico de Libras”, idealizados pela professora Cléia Rocha de Sousa Feitosa, que entre as atividades desenvolvidas como estudo de Química para surdos, conversão de sinais, encontros na praça da matriz (aulas práticas) e Curso de Libras, vêm contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem do surdo e oportunizando a comunidade dos sertões de Crateús a conhecerem a Língua Brasileira de Sinais, tendo como reflexo a melhoria do ensino no sistema educacional e inclusão do surdo na sociedade.

Na primeira turma do Curso Básico de Libras a Faec teve o apoio de professores de surdos e intérpretes da região que, voluntariamente, contribuíram com esta ação. Atualmente a Faculdade tem uma turma de curso básico e uma turma de conversação que tem promovido a reflexão sobre a necessidade de conhecermos a língua de sinais em diversos espaços sociais como hospital, supermercado, comércio entre outros.

O foco tem sido as escolas estaduais por contarem com alunos surdos no Ensino Médio e contam com a disciplina de Química, porém as escolas municipais também contam com a inclusão no Ensino Fundamental.

“Nesta segunda-feira (26), Dia do Surdo, não poderíamos deixar de divulgar os trabalhos realizados, tendo em vista que são desafios de um pequeno grupo que tem a coragem de ousar. Sabemos que ainda é pouco, mas acreditamos que futuramente possamos contar com a Associação dos Surdos, onde os próprios surdos sejam protagonistas de sua história em nossa região”, diz a professora e diretora da Faec, Cléia Rocha.

Os projetos contam também com o apoio da CP Acesso e Pró-Reitoria de Extensão da Uece.

A Faec/Uece convida a todos para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e se elas estão tendo seus direitos respeitados.

alt

Encontro na praça da matriz (aula prática) com a presença do técnico em informática Tony Uchôa (Surdo) e sua esposa Adriana Costa (intérprete) e a Comunidade Surda local

alt

Encontro na praça da matriz (aula prática) com a presença da Comunidade Surda local