Faec/Uece completa 34 anos

26 de abril de 2017 - 13:07

A Faculdade de Educação de Crateús (Faec), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (Uece), completou nesta terça-feira, dia 25, 34 anos de existência.

Desde sempre, sua história foi marcada por luta e bravura para conseguir se manter atuante nesse cenário desafiador da interiorização do Ensino Superior e, em especial, das Universidades Estaduais.

A Faec é responsável pela formação dos professores de toda a região. Nesses 34 anos de história, já formou 1.323 profissionais da educação.

A integração entre gestores, corpo discente, corpo docente e servidores técnico-administrativos, dá à Faec a motivação e a coragem necessárias para todas as lutas que ainda virão!

Um pouco de história

A Faculdade de Educação de Crateús foi criada em 1983, com o Curso de Pedagogia, cujas instalações provisórias eram em um prédio cedido pela Prefeitura, na Rua Frei Vidal da Penha S/Nº, onde funciona até os dias atuais a Escola de Cidadania Carlota Colares. Na época, foi nominada de Faculdade de Educação e Letras de Crateús.

Com o reconhecimento do curso em 1984, passou a se chamar Faculdade de Educação de Crateús (Faec), mas ainda funcionava como extensão da Uece. Somente em 1992, com a criação do Departamento de Educação da Faec, a unidade passou a possuir um quadro de professores vinculados ao seu curso.

No ano de 1996, passou a funcionar na Escola de Cidadania Antonio Anísio da Frota (CAIC), no bairro Cidade Nova, conhecido como Ilha. Até 1991, funcionou apenas o curso de Licenciatura em Pedagogia. Em 2002 foram iniciadas as Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química e o campus se dividiu: o curso de Pedagogia ficou no CAIC e os novos foram para o Bairro de Fátima, onde havia sido construído o campus da Faec. Em 2013 as três licenciaturas se reuniram em seu campus, na Rua José Saboia Livreiro, 1489, bairro de Fátima.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faec