Faec/Uece completa 33 anos

27 de abril de 2016 - 12:38

 

A Faculdade de Educação de Crateús (Faec), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), completou na última segunda-feira (25), 33 anos de existência. Para contar essa história convidamos a diretora do campus, professora Cléia Rocha de Sousa Fitosa, e seu vice, professor Luís Carlos Leite de Melo:

No início da década de 1980, a criação de uma escola de nível superior era apenas um sonho, um desejo, uma aspiração da sociedade crateuense.

Após encontros para discussão da viabilidade da proposta, com lideranças políticas e educacionais, o então senador José Lins de Albuquerque solicitou ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, da Universidade Estadual do Ceará UECE, a implantação de um curso de Pedagogia no município de Crateús.

Presidido pelo Reitor Pe. Luís Moreira, o CEPE atendeu a solicitação, aprovando e criando uma turma de Pedagogia, com funcionamento no município de Crateús, através da Resolução Nº 32/83, de 31/08/83. A turma ficou vinculada ao Centro de Estudos Sociais Aplicados CESA e passou a funcionar na Escola de Cidadania Carlota Colares da Penha Oliveira. Na ocasião foi nomeado como Diretor o professor, advogado e ex-deputado estadual Samuel Lins Cavalcante e como Vice-diretor o Prof. Pedro Leônidas Bezerra Loiola.

Em 1984 assumiu a direção o Prof. José Vagno Mota. Destacam-se nessa gestão o reconhecimento do Curso de Pedagogia junto ao Conselho Federal de Educação e a criação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras. Em seguida, os professores José Vagno Mota e Francisco de Assis dos Santos foram eleitos, respectivamente, Diretor e Vice-diretor. As principais realizações do período: reformulação do currículo de Pedagogia e a criação do Departamento de Educação e Letras, ao qual estariam vinculados os docentes concursados para a Faculdade de Educação de Crateús FAEC, como passou a ser denominada.

A Profª. Bernadete Cândido Furtado foi nomeada diretora pro tempore, de maio a outubro de 1992, quando se realizou o primeiro concurso na FAEC, sendo contratados nove (09) docentes.

Em 1992 foram eleitos os professores Luís Carlos Leite de Melo (Diretor) e Maria Isabel Sabino de Farias (Vice-diretora). Nesta gestão, no ano de 1996, ocorreu a transferência da Faculdade para as dependências do Centro de Atenção Integral à Criança CAIC, por força de convênio entre a SEDUC, Prefeitura Municipal de Crateús e a UECE. Ao mesmo tempo, avançou a luta pela construção de uma sede própria, conseguindo-se a doação, pelo poder público municipal, do terreno onde seria depois iniciada a construção da FAEC.

A Profª. Elda Maria Freire Maciel, eleita diretora em 1996, dirigiu a FAEC até o ano de 2000. Destacam-se neste período a criação do Núcleo de Línguas e a realização de Cursos de Especialização em Saúde Pública, Gestão Escolar e Psicopedagogia. Em 2001 foram eleitos os professores José Rômulo Soares (Diretor) e Maria Ivane Sales (Vice-Diretora). Nesta gestão a FAEC participou ativamente do Programa de Formação de Professores em Exercício MAGISTER, promovendo a formação em áreas específicas de, aproximadamente, 400 professores da região dos Sertões de Crateús.

Com a saída do Prof. Rômulo Soares para cursar doutorado, assumiu a direção a Profª. Maria Ivane Sales. Foi quando realizou-se, em 2002.2, o primeiro vestibular para os cursos de Ciências Biológicas e Química. Iniciou-se, também, a construção da sede da FAEC, onde hoje estão instalados os referidos cursos.

Em 2004, foram eleitos Diretora e Vice-Diretor, respectivamente, os professores Maria Edleuda Ferreira Rodrigues e Luís Palhano Loiola. Esse período foi marcado por várias greves, encampadas por professores e alunos que exigiam diversas melhorias e dignas condições de funcionamento da FAEC. Dessa luta resultou a contratação de 12 (doze) professores efetivos. Nesta gestão realizou-se, ainda, o Curso de Especialização em Formação de Formadores e começou a funcionar a primeira turma do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas na modalidade à Distância.

Em setembro de 2008, foram eleitos os professores José Ossian Gadelha de Lima (Diretor) e Luís Carlos Leite de Melo (Vice-Diretor). Essa gestão deixou conquistas significativas para a FAEC: como reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação do Curso de Química e do Curso de Ciências Biológicas; a escrituração do terreno da FAEC situado na Rua José Sabóia Livreiro, doado pela Prefeitura há mais de 16 anos, abrindo portas para receber verbas do governo federal; a contratação de professores efetivos e a aquisição de materiais, móveis e equipamentos. Apesar das dificuldades, os esforços continuaram no sentido da aquisição de livros para complementar o acervo da biblioteca que atende aos três cursos. Em junho de 2012 iniciaram-se as obras de ampliação do prédio com 07 salas de aulas concluídas em janeiro de 2013.

A atual gestão da FAEC, período 2012 a 2016, é conduzida pela Profª. Dra. Cléia Rocha de Sousa Feitosa (Diretora) e pelo Prof.º Ms. Luis Carlos Leite de Melo (Vice-diretor).
 A FAEC conta, atualmente, com 42 professores sendo 25 efetivos, dos quais 13 são doutores, 02 pós-doutores, 09 mestres e 01 graduado; 17 substitutos entre doutores, mestres e especialistas. O quadro de servidores técnicos é composto por 12 profissionais entre efetivos e terceirizados e 04 policiais do Batalhão de Segurança Patrimonial do Estado do Ceará.

Graças à climatização de todos os ambientes, atualmente a FAEC funciona nos três turnos, atendendo a mais de 600 estudantes. No semestre 2015.2, contávamos com 515 alunos regularmente matriculados nos três cursos, sendo 168 alunos no curso de Ciências Biológicas, 209 no curso de Pedagogia e 138 no curso de Química, oriundos das cidades de Crateús, Independência, Novo Oriente, Quiterianópolis, Nova Russas, Tamboril, Sucesso, Poranga e Ipaporanga.

Ao longo dos seus 33 anos de história, a FAEC já formou mais de 1300 (mil trezentos) acadêmicos.

No momento em que se comemoram os 33 anos de existência, acompanhados de muitas lutas, dificuldades e desafios, mas coroados de muitas pequenas e grandes vitórias, a Direção da FAEC parabeniza a todos os professores, estudantes e servidores técnico-administrativos que, de forma direta e indireta, ajudaram a fazer da FAEC o que ela é hoje.

Muito ainda há por se fazer, muito se continua fazendo e o fazer mesmo nunca se finda, mas com a certeza de que muito se fará, parabéns a todos. PARABÉNS FAEC!