Faec/Uece debate diversidade sexual e de gênero durante o mês de junho

14 de junho de 2019 - 14:57

A Faculdade de Educação de Crateús (Faec), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza no período de 5 a 28 de junho, a III Semana Luís Palhano – Diálogos sobre diversidade sexual e de gênero.

O evento integra o calendário oficial de eventos do Estado, criado pela Lei 14.820/2010. O nome é uma homenagem a Luís Palhano Loiola, ex-professor da Faec, vítima de crime de homofobia, em 2008, em Crateús. De acordo com a diretora da Faculdade, Socorro França, “Luís Palhano foi um ativista na luta pelos direitos dos homossexuais, era integrante do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e foi vice-diretor da Faec”.

O tema escolhido para 2019 é Meu Corpo é Político. A diretora explica que “a temática deste ano traduz uma problemática relacionada às questões da diversidade sexual e de gênero, quando traz reflexões sobre as políticas de inclusão e também aos movimentos de resistência contra o preconceito e a luta pela liberdade de ser o que se é, sem o risco da morte prematura, sem o jugo da violência, do machismo, da misoginia da homofobia ou qualquer outra forma opressora da liberdade”, explica a diretora.

Durante o evento acontecem rodas de conversas, mesas redondas, aulas públicas, cine debates, plenárias e outros, em espaços como Instituições de Ensino Superior, escolas estaduais e anfiteatro da praça pública.

A III Semana Luís Palhano segue até 28 de junho, em parceria com as Pró-Reitorias de Políticas Estudantis (Prae/Uece), Extensão (Proex/Uece), e com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, IFCE Crateús, Secretaria de Educação (Seduc), Faculdade Princesa do Oeste e CAPS Crateús.

Veja a programação.