FAEC comemora 32 anos sábado, dia 25 de abril

24 de abril de 2015 - 14:03

alt

Sábado, dia 25 de abril, a Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), comemora 32 anos de existência, que hoje conta com 580 alunos matriculados em seus três cursos de licenciatura: Pedagogia, Ciências Biológicas e Química. Ao longo de mais de três décadas, já formou 1248 profissionais espalhados por todo o país.

Quem conta a história da FAEC é a secretária da Faculdade, Célia Melo Lima, que trabalha na unidade acadêmica da UECE em Crateús desde 1998. O texto abaixo foi lido na solenidade de inauguração das obras de acessibilidade do campus, no dia 15 de abril.

Tudo começou em 25 de abril de 1983

Quando a UECE criou a FAEC, proporcionou, em Crateús, a primeira aula do primeiro curso de nível superior da Região, Pedagogia.

A FAEC funcionou no prédio da Escola de Cidadania Carlota Colares da Penha Oliveira até 1996, quando mudou para o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), onde ficou até julho de 2013.

Somente em 2013 houve a integração dos três cursos em um mesmo prédio. No “prédio das Ciências”, como era chamado, funcionavam desde 2004 os cursos de Ciências Biológicas e Química, que tiveram o seu primeiro Vestibular em 2003.2. O curso de Pedagogia continuava no CAIC.

Hoje, nesse prédio, cujo terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Crateús, funciona o Campus da FAEC. No ano passado, o empresário Fernando Cardoso Linhares fez a doação do terreno para a construção de um novo Campus da FAEC, integrado e moderno, apto à necessidade de expansão.

A FAEC vem atuando na região por meio de projetos nas escolas, na própria FAEC com atendimento psicopedagógico, na formação de profissionais que já atuam em diversas áreas e recebendo estudantes de vários municípios.

alt

Atualmente há 580 alunos matriculados nos três cursos, sob a responsabilidade de 25 professores efetivos, dos quais 11 são doutores, dois pós-doutores, 11 mestres e um graduado. Além dos efetivos, há 14 professores substitutos entre mestres e especialistas.

O quadro de funcionários conta com 13 colaboradores entre servidores, cedidos e terceirizados.

A FAEC, em 25 de abril próximo, completará 32 anos de história. Nesse tempo, já formou mais de 1248 profissionais espalhados por todo o país.

Foram diretores da FAEC os seguintes professores: Samuel Lins Cavalcante, José Vagno Mota, Luis Carlos Leite de Melo, Elda Maria Freire Maciel, José Rômulo Soares, Maria Ivane Sales, Maria Edleuda Ferreira Rodrigues, José Ossian Gadelha de Lima e atualmente a direção é de Cléia Rocha de Sousa Feitosa.