Faculdade de Veterinária promoverá “Dia do Não ao Abandono Animal”

27 de junho de 2017 - 14:02

Na próxima quinta-feira, 29 de junho, alunos e professores da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece) e o comitê gestor do “Projeto de convivência com cães e gatos em estado de abandono no campus universitário do Itaperi” irão realizar, no Campus  Itaperi, das 8h às 12h, uma ação de educação em saúde para a comunidade ueceana e transeuntes do campus.

O evento educativo visa a divulgação de informações sobre as consequências decorrentes da superpopulação de cães e gatos em estado de abandono, situação que vem se agravando com o acúmulo cada vez maior desses animais. Os cães e gatos que vivem em situação de abandono sobrevivem em condições precárias que comprometem o seu bem-estar, além de colocar em risco a saúde humana devido à possibilidade de transmissão de zoonoses, ocorrência de agressões, acidentes de trânsito, prejuízos ambientais pela depredação da fauna selvagem e contaminação ambiental.

Durante esse evento, serão divulgadas informações sobre a Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605/98 que criminaliza o abandono animal e prevê pena de três meses a um ano de prisão e multa. No “Dia do Não ao Abandono Animal”, ocorrerá no Campus a distribuição de folders, exposição de maquetes e banners, além de apresentação de grupo teatral e aplicação de questionários.

Destaca-se a importância dessa atividade para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, pois os futuros profissionais serão sensibilizados sobre o papel social de cada um na comunidade na qual estão inseridos, estimulando o exercício da cidadania, além de ressaltar a importância do Médico Veterinário na Saúde Única, com responsabilidade junto à sociedade, zelando pela saúde animal, humana e ambiental.

Instituições públicas de saúde, como o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, organizações não-governamentais e empresas de produtos veterinários atuarão como parceiras na atividade.