Faculdade de Veterinária da Uece discute proposta de novo Projeto Pedagógico

31 de março de 2011 - 20:10 #

Um novo Projeto Pedagógico (PP) para os cursos de Medicina Veterinária de todo o país. Essa nova proposta trouxe a Fortaleza para um período de três dias, a convite da direção da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), os Profs. Drs. Irineu Machado Benevides Filho e Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho, membros da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Nesta quarta-feira (30/03), eles encerraram a visita, com um debate, ocorrido pela manhã no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Campus do Itaperi, que teve como tema um novo programa a ser desenvolvido junto às escolas de veterinária, com objetivo de contribuir para a melhoria do ensino a partir de discussões sobre a concepção do Projeto Pedagógico (PP) do curso.

Na ocasião, a comissão reafirmou a preocupação do CFMV com a melhoria da qualidade do ensino da Medicina Veterinária no Brasil. Algumas sugestões foram apresentadas para que fossem discutidas durante a construção coletiva do novo projeto pedagógico, entre as quais estão, as metodologias ativas do aprendizado, interdisciplinaridade, formação pedagógica e motivação docente, o papel pedagógico da pesquisa e da extensão na formação acadêmica dos alunos da graduação, necessidade de treinamento para utilizar estratégias motivadoras, dentre outras questões.

Foi realizada também uma ampla discussão sobre o perfil do formando, as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares e da necessidade de adequá-las ao novo Projeto Pedagógico do Curso. Participaram do debate a Pró-Reitora de Graduação da Uece, Lineuda Murta, que também é médica-veterinária, os dirigentes da Favet, professores e estudantes, enfim, a comunidade do curso de Medicina Veterinária.

Para as discussões do novo PP da FAVET, os representantes da CNEMV e do CFMV estiveram reunidos, durante dois dias (28 e 29/03), com o diretor e vice-diretor da Favet, professores Célio Pires e Odanir Moreira, respectivamente, com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Adriana Wanderley Pessoa, coordenadora de Estágios, Verônica Campello, representantes da Comissão de Ensino da Favet, profa. Edna Nascimento, do Núcleo Técnico-Pedagógico – NTP/PROGRAD, Elivânia Moraes e Guaraciara Barros Leal e com o Presidente do CRMV/CE, José Filho.

Ao percorrer o Campus do Itaperi, os professores da CNEMV visitaram os laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da FAVET, a Unidade Hospitalar Veterinária (UHV), os setores de produção animal e foram conhecer o Complexo Experimental Fazenda Guaiúba.

Na discussão de um novo perfil profissional voltado para o médico-veterinário aparece, em primeiro lugar, o generalista, seguido do humanista e outras tendências. Os representantes CNEMV e do CFMV defendem, sobretudo, o estilo generalista. Para o estudante do curso de Medicina Veterinária da Uece, Aglailson Pinheiro, “a forma generalista na profissão de médico-veterinário permite uma maior flexibilidade para o profissional, sem, no entanto, deixar de lado a importância da especialização”.

Para o presidente do Centro Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Uece, Adam Leal Lima, aluno do nono semestre, “os problemas estão em discussão mas as soluções não são propostas. A Medicina veterinária não está precisando discutir os problemas, mas buscar soluções. Quanto a grade curricular, os alunos, em geral, se sentem presos, tanto no semestre quanto aos dias. Os alunos passam o dia em aula, não lhes restando tempo para estudar ou pensar em atividades que eles possam praticar seus conhecimentos. Eu acredito que os alunos da Favet não precisam de grandes reformas, bastava um pouco de organização e efetividade das atividades que podem ser realizadas. Um curso mais enxuto de horários seria de extrema importância para livrar um turno do aluno. Assim, ele pode praticar seus conhecimentos no campo, ou no hospital da Favet, etc.”. A declaração de Adam foi endossada pelos seus colegas de semestre: Aline, Samuel, Emanuel e Maria d’Alencar.

Contato: Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, profa. Adriana Wanderley Pessoa, telefone 3101-9834