Faculdade de Veterinária da UECE completa 52 anos

20 de março de 2015 - 18:35

A Faculdade de Veterinária (FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completa nesta segunda-feira, dia 23 de março, 52 anos de existência. Sendo a mais antiga Faculdade da UECE, a FAVET celebra a data com muitas conquistas atingidas ao longo dos anos. Entre elas é possível destacar o prêmio Capes de Tese com o qual, pela sexta vez, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da FAVET foi agraciado. A nota 6, em uma escala de 3 a 7, recebida pela Capes nas duas últimas avaliações realizadas, e ainda o sucesso de um projeto que permitiu o nascimento de dois clones ovinos são mais alguns de seus feitos.

alt

Para alcançar resultados positivos a Faculdade de Veterinária criou sua história com muitas lutas desde o princípio.  Abaixo segue o texto do diretor da FAVET, professor Célio Pires Garcia, que lembra essa trajetória.

Antes de ser definitivamente criada em lei, várias foram as oportunidades frustradas para implantação de uma Faculdade de Veterinária no Ceará. No Governo Raul Barbosa (1945-1953) seu Secretário de Agricultura, Dr. Plácido Aderaldo Castelo, em brilhante exposição, demonstrou a necessidade e solicitou a criação de uma escola de veterinária, não obtendo êxito na sua solicitação.

No dia 04 de abril de 1955, reuniram-se na sede da Inspetoria Regional de Defesa Animal de Fortaleza, hoje Superintendência do Ministério de Agricultura e Reforma Agrária, os senhores veterinários Manoel Augusto Brasílico, Sylvio Barbosa Cardoso, Magi Averaldo, Ney Cavalcante Lima, Camilo Francesco Cesare Canella, Jaó Pedro Viegas, José Simões Neto e Emmanoel Maia dos Santos Lima, com o objetivo de tratarem da fundação da sociedade Cearense de Medicina Veterinária, que teve como primeiro presidente o médico veterinário Manoel Augusto Brasílico. Daí em diante, vários jornais publicaram matérias cobrando do Governo estadual a criação de uma escola de Veterinária. Em 1962 o Dr. Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, Secretário de Agricultura e Obras Públicas, encaminha a Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que cria a Faculdade de Veterinária do Ceará, sendo prontamente aprovada pelo poder legislativo, iniciando o seu funcionamento à Rua Princesa Isabel, realizando o seu primeiro vestibular no período de 14 a 21 de março de 1963. Em 1967 a Faculdade de Veterinária do Ceará passa a funcionar na Fazenda experimental do Ministério de Agricultura no Itaperí.

No Governo do Cel. Cesar Cals de Oliveira Filho, o Conselho Diretor da Fundação Educacional do Ceará cria a Universidade Estadual do Ceará, no dia 05 de março de 1975 e a 10 de março o Governador homologa a criação da mesma.  A Universidade Estadual do Ceará, inicialmente, estava estruturada em 04 Centros: Centro de Ciências da Saúde – CCS, Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA e, Centro de Humanidades – CH. O Centro de Ciências da Saúde, constituído dos Cursos de Enfermagem e Medicina Veterinária.  Em reunião do dia 20 de novembro de 1987, o Conselho Universitário da UECE cria a Faculdade de Veterinária – FAVE, promovendo assim o desmembramento CCS.

Com sua missão definida, a FAVET produz e dissemina conhecimentos procurando formar profissionais aptos a promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida na região. Ao longo de seus 47 anos de existência a FAVET formou médicos veterinários com atuação de destaque em diversas regiões do país, desenvolvendo trabalhos nas áreas de extensão rural, clínica médica e cirúrgica de pequenos e de grandes animais, pesquisas agropecuárias, magistério superior, saúde pública, dentre outras. No estado do Ceará a importância da Faculdade de Veterinária pode ser mensurada observando-se o cenário do setor agropecuário ou do agronegócio, o qual apresenta índices significativos nos vários segmentos do processo de criação e da exploração animal.

Ao longo desses 52 anos a FAVET formou 1.500 Médicos Veterinários, 298 Mestres e 86 Doutores. Esses profissionais atuam nos diversos Estados da Federação em instituições públicas e privadas.

Na estrutura organizacional a FAVET conta com diversos setores de estudos e laboratórios responsáveis pelo ensino prático da Medicina Veterinária: Setor de Laticínios, Setor de Estudos e Produção de Suínos, de Estudos e Produção de Forragens, de Bovinocultura, de Ovinocaprinocultura, Hospital Veterinário, Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Ezaú Accyole de Vasconcelos, Laboratórios de Patologia Clinica, de Patologia e Medicina Legal Veterinária, de Doenças Parasitárias, de Genética e Reprodução de Peixes Dulceaquícolas – LAGEPE, de Fisiologia E Controle Da Reprodução – LFCR, de Anatomia Veterinária, de Biotecnologia do Sêmen – LBS, de Reprodução Suína e Tecnologia De Sêmen, de Microbiologia Veterinária, de Estudos Em Sistemas Semi-Áridos – LESISA, de Imunologia E Bioquímica Animal – LIBA, Nomea O Responsável Técnico – RT, do Laboratório de Virologia Veterinária, de Histologia e Embriologia Veterinária, de Tecnologia de Sêmen Caprino e Ovino – LISCO, de Reprodução de Carnivoros – LRC, Núcleo Tarcísio Pimenta de Pesquisa Genômica e Bioinformática – NUGEN, Laboratório de Parasitologia Veterinária, de Manipulação de Oocitos e Folículos Pré-Antrais – LAMOFOPA, de Estudos Ornitológicos – LABEO, de Fisiologia e Controle da Reprodução – LFCR, de Doenças Infecciosas Veterinárias, de Anatomia Veterinária, de Nutrição e Produção de Ruminantes da Fazenda de Experimentação Agropecuária “Dr. Esaú Accioly De Vasconcelos” e Laboratório de Processamento de Carnes.