Faculdade de Veterinária da Uece comemora 54 anos de existência

28 de março de 2017 - 12:15

Uma missa de ação de graças e homenagens foram realizadas na manhã da última quinta-feira, dia 23, no Auditório Central, no Campus Itaperi, em comemoração aos 54 anos de fundação da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Mais antiga que a própria Universidade, a Favet foi fundada em 1963, instalada no número 1236 da Rua Princesa Isabel, no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Departamento de Biologia da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas. Somente a partir de 1975, quando foi fundada a Uece, a Favet passou a integrá-la.

alt

“Muitas lutas foram empreendidas para que o curso se solidificasse, tais como a formação da biblioteca, a aquisição de transporte para aulas de campo, a ampliação das instalações e a estruturação das disciplinas”, lembra o diretor da Favet, professor José Nailton Bezerra Evangelista.

alt

O reitor José Jackson Coelho Sampaio parabenizou a todos e mostrou que, com todas as lutas, a Favet se solidificou e cresceu. “A Faculdade de Veterinária da Uece, hoje, em seus 54 anos, compreende um complexo que envolve sua presença no Campus Itaperi, na Fazenda de Experimentação, em Guaiúba, e envolve a nossa mais recente conquista, o Hospital Veterinário, oriundo de uma bandeira inicialmente levantada pelo professor Sylvio Barbosa Cardoso (in memorian)“.

alt

Com a consciência de que nada foi fácil e com o sentimento de gratidão aos que deram início à Faculdade de Veterinária, o estudante Francisco Gustavo fala: “A Favet foi fundada em luta e hoje ainda continuamos em luta. Com muita garra, eles iniciaram o que hoje temos à nossa disposição e temos a missão de dar continuidade a isso. Devemos honrar essa história e agradecer a todos que fizeram essa luta, pois hoje estamos aqui estudando Medicina Veterinária graças a eles”.

alt

Com o objetivo de agradecer a todos os envolvidos nessa conquista, a Direção da Favet homenageou, durante o evento, representantes da turma pioneira da Faculdade, que receberam placa comemorativa aos 50 anos de formatura, além dos professores Josefa Lineuda da Costa Murta, Odanir Moreira da Cruz e Maria Fátima da Silva Teixeira, também egressos da Favet, pelos seus 41 anos de docência na Instituição.

alt

“Pela dedicação e pelo esforço em prol da formação de tantos veterinários, lhes somos gratos e dedicamos esta singela homenagem”, disse o diretor José Nailton, ao homenagear os docentes.

alt

Para abrilhantar o evento, a Orquestra de Sopros de Pindoretama, sob a regência do maestro Adriano Martins, tocou “Parabéns a você”, além de Luiz Gonzaga e outros. A Orquestra, formada por crianças e adolescentes de escolas públicas, já realizou apresentações, não somente no Ceará, mas também no Rio de Janeiro e até em outros países, como na Alemanha e na Noruega.

Estiveram também presentes o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará e docente da Uece, Célio Pires Garcia; o presidente da Academia Cearense de Veterinária, Francisco da Chagas Silva, o presidente do Sindicato de Docentes do Ensino Superior Público do Estado do Ceará (SINDESP), Gilberto Telmo, além de professores e alunos da Favet.

FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS

alt

Instalação da Faculdade de Veterinária do Ceará (FVC)

Baile de Formatura

Colação de Grau – Carlos Eduardo Autran de Freitas

Fotografias de Sylvio Barbosa Cardoso (in memorian) e Carlos Eduardo Autran de Freitas.